Quando uma app de uma conferência imita o Tinder

A ideia é facilitar o networking.

As conferências, feiras e encontros vão muito para além da programação oficial. São também momentos de networking, onde pessoas com os mesmos interesses se cruzam e podem trocar contactos, impressões e experiências. Para potenciar o networking nesta era em que todos nós andamos com um smartphone no bolso, os organizadores têm apostado em apps que são autênticos serviços de chat e, às vezes, também de encontros.

O OFFF é dos maiores festivais de criatividade do mundo, com edições em várias cidades, e, durante este fim-de-semana, está a acontecer em Milão, Itália. Para o evento, foi desenvolvida pelo londrino Roll Studio uma aplicação que, além da agenda do evento, replica o conceito do Tinder, adaptando-o, claro, ao contexto profissional.

A app mostra-te os restantes participantes do OFFF de Milão em cartões nos quais podes ver a sua foto, nome, ocupação profissional e uma frase-icebreaker, isto é, para “quebrar o gelo”. Para cada participante tens duas opções: ou passar (“pass”) ou marcar um encontro (“meet”). Caso cliques neste segundo botão, a app pede para escolheres uma hora em que te dê jeito encontrares-te com essa pessoa e ela vai receber o teu pedido na sua aplicação.

Os screenshots desta funcionalidade da app do OFFF de Milão foram cedidos por Pedro Palrão, responsável pela agência digital Makeadream, que está de visita ao evento.

Por cá, temos como exemplo a aplicação do Web Summit, feira de tecnologia e empreendedorismo que decorre desde 2016 e até pelo menos este ano em Lisboa, e que tem um foco bastante grande no chat, permitindo aos participantes do evento – sejam eles oradores, start-ups, investidores, empresários ou jornalistas – entrarem em contacto uns com os outros.