5 formas de comemorares o Dia Mundial do Teatro de norte a sul do país

O Dia Mundial do Teatro devia ser extensível aos outros 364 dias do ano, por isso nem todas as iniciativas acontecem esta terça-feira.

Fotografia de Filipe Ferreira / tndm.pt/

É daquelas efemérides que se estende por todo o mês e devia mesmo estender-se por todo o ano. Que dia 27 de Março sirva para te lembrar de incluíres o teatro nas tuas actividades culturais. Hoje assinala-se o Dia Mundial do Teatro, mas para promover e celebrar a arte do teatro junto do público, todos os anos várias companhias abrem as suas portas em iniciativas de entrada livre. Há espectáculos por todo o país, e para assinalarmos a data reunimos cinco programas culturais em todo o país. Porque, como dissemos, o Dia Mundial do Teatro devia ser extensível aos outros 364 dias do ano, nem todas as iniciativas acontecem esta terça-feira, por isso, fica atento às datas e à oportunidade de fazer parte das comemorações.

Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa

Neste dia de celebração e partilha, o Teatro Nacional D. Maria II volta a abrir as portas com um programa especial de entrada gratuita. Há espectáculos para toda a família (como Ex-zombies: uma conferência de Alex Cassal, Montanha Russa de Inês Barahona e Miguel Fragata ou Sweet home Europa de João Pedro Mamede) a exibição do documentário Canção a meio, de Maria Remédio, lançamento de livros até a possibilidade de visitar a exposição “Amélia”, que assinala os 120 anos do nascimento de Amélia Rey Colaço.

Para isso, tens de fazer o levantamento de bilhetes na bilheteira do teatro, a partir das 14 horas. Para este dia, não se aceitam reservas de lugares e existe um limite de dois bilhetes por pessoa, sujeito à lotação disponível.

Chapitô, Lisboa

Para planos um pouco diferentes, o circo junta-se ao teatro como formas de arte renovadoras.  O Chapitô decidiu comemorar a data hoje à noite, a partir das 22 horas. Haverá uma leitura da Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2018 da autoria de Simon McBurney (actor e escritor), lida pelos actores Miguel Thiré e Helena Laureano. O Teatro vem ao Circo no Chapitô, terá música, performances circenses e muita animação.

Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada

Em Almada, no Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), Juni Dahr apresenta o quarto volume da colecção O sentido dos Mestres. O livro é dedicado ao workshop que a actriz e encenadora norueguesa dirigiu na última edição do Festival de Almada.

Mais tarde, às 21h, é inaugurada a segunda parte da exposição CTA: 40 anos em Almada. À mesma hora, o Teatro do Eléctrico apresenta A noite da Dona Luciana, de Copi, com encenação de Ricardo Neves-Neves, na Sala Experimental. Às 22h, João Lagarto apresenta Lições de dança para pessoas duma certa idade, de Bohumil Hrabal, com adaptação, encenação e interpretação do actor.

A entrada é livre, mas terá também que se fazer levantamento prévio dos bilhetes para os espetáculos (máximo de dois por espectador), a partir das 14h30 do próprio dia.

Teatro Nacional São João, Porto

O TNSJ escolheu o Dia Mundial do Teatro para divulgar a programação para os últimos quatro meses desta temporada. Além disso, em termos comemorativos, abre as portas para receber todos os que queiram participar nas visitas guiadas pelo edifício emblemático da cidade do Porto. A iniciativa decorre às 12h30 e às 15h e dá a conhecer todas as histórias e curiosidades dos bastidores do teatro. As visitas são gratuitas e percorrem mesmo todos os cantos do edifício.

Para terminar o dia, às 21h, vai ser exibido o documentário I Don’t Belong Here, de Paulo Abreu, com a duração de 1h15. O filme retrata o processo de criação de uma peça de teatro, passando pelos ensaios, e parte de um espectáculo co-produzido pelo TNSJ e apresentado no Teatro Carlos Alberto em 2015, com assinatura de Dinarte Branco e Nuno Costa Santos sobre a deportação de cidadãos portugueses, nos EUA e no Canadá, para os Açores, com memórias e experiências do repatriamento. No final podes ainda participar numa conversa aberta com os autores e alguns dos participantes no filme.

A entrada é livre. É obrigatório o levantamento do bilhete (dois por pessoa), a partir das 13h, na bilheteira do TNSJ.

Em cena está Nathan, O Sábio, peça a que podes assistir em jeito de comemoração no sábado, às 19h, e domingo, às 16h. Com encenação de Rodrigo Francisco, o clássico da dramaturgia mundial da autoria do alemão Gotthold Ephraim Lessing conta com Luís VicenteMaria RueffJoão Tempera Guilherme Filipe nos papéis principais. Os bilhetes custam entre 10 e 12 euros.

Maia Cultura, Maia

Para assinalar o Dia Mundial do Teatro, a Câmara Municipal da Maia e a Maia Cultura prepararam uma programação especial, que já começou a 21 de Março. No dia 27, as actividades começam às 15h00. No Auditório da Quinta da Caverneira, o cinema vai ao teatro e está planeada a exibição do filme The Lovebirds de Bruno Almeida, que apresenta seis histórias de amor passadas numa só noite em Lisboa. A entrada é gratuita.

Às 18h00, também no Auditório da Quinta da Caverneira, com entrada livre, há apresentação de Uma Hora com as Férias no Palco e Leitura da Mensagem do Dia Mundial do Teatro.

O município propõe ainda mostras de teatro amador, horas do conto e ensaios abertos. Alguns dos eventos são gratuitos, os outros não ultrapassam os 5 euros. Mais informações disponíveis aqui.