Se está na Wikipédia, provavelmente é graças a este senhor

Steven Pruitt é, com 2,2 milhões de edições e 30 mil artigos, um dos principais responsáveis pelo dinamismo e pela aparição de novas entradas no gigante portal.

Steven Pruitt Wikipédia
Foto de JP Barringer/Ozy

Se existe, está no Google. Se tem algum facto de relevo que o descreva, está provavelmente na Wikipédia – é este o paradigma no mundo. As pesquisas mataram as consultas e a plataforma comunitária de partilha de informação condenou ao esquecimento as enciclopédias (embora lhes tenha roubado o sufixo).

Neste contexto de informação gerada e gerida pelos utilizadores deixam de pesar as grandes editoras (quem nunca ouviu falar, pelo menos, da Larousse?) e ganham peso e influência os pequenos grandes editores. É nesse campo que se notabiliza Steven Pruitt.

O prolífico nerd – como é apelidado e se auto-apelida numa recente entrevista à revista Ozy – é, de longe (400 mil entrada de diferença), o maior editor de artigos da gigante Wikipédia em língua inglesa. Steven Pruitt, ávido consumidor de Coca-Cola Diet e pouco adepto de se barbear, já editou mais de 2,2 milhões de páginas da maior enciclopédia do mundo – o que faz de si influente não só na comunidade de gestão do site, como num âmbito global, como prova a sua presença na lista de pessoas mais influentes online criada pela revista Time

Steven Pruitt é, com 2,2 milhões de edições e 30 mil artigos, um dos principais responsáveis pelo dinamismo e pela aparição de novas entradas no gigante portal, não sendo, no entanto, remunerado por nenhum deste trabalho. Pruitt fá-lo pro bono, ganhando apenas o poder de influência que o volume de edições lhe confere.

Steven Pruitt assina como “Ser Amantio di Nicolao” na Wikipédia

O jovem de 33 anos, que na plataforma assina como “Ser Amantio di Nicolao”, uma personagem de uma ópera de Puccini, pode ser um jovem reconhecidamente influente, mas mantém um estilo de vida completamente diferente daqueles que o acompanham nessa lista, como Kim Kardashian ou Chance The Rapper. Vive na casa dos pais para poupar dinheiro e os ajudar financeiramente enquanto envelhecem, trabalha num serviço estatal de controlo e registo de pessoas e canta no coro. Formou-se em história da arte e, confessa, ser uma pessoa solitária.

Pruitt revela, na mesma entrevista, que estipula um máximo de 3 horas por dia para dedicar à Wikipédia, conciliando com o seu trabalho a tempo inteiro e com a longa carreira no coro, mas diz que o trabalho no gigante portal muitas vezes se estende pela sua vida offline. Sendo um dos principais editores da Wikipédia, considerado uma das pessoas mais importantes da plataforma, é usual para Pruitt ter de viajar para recolher informações ou fotografias de determinada entrada em falta.

O histórico de edições mais recente de Steven

Para atingir o volume de trabalho que o tornou reconhecido, Steven não trabalhou propriamente sozinho. Ou melhor, não fez tudo manualmente. Parte do seu trabalho para o portal passa pela criação de sistemas de bots que consigam gerar entradas automáticas ou corrigir erros simples, por exemplo, no que toca a geografia. Esse seu trabalho, aliás, condiz com a sua posição sobre o portal.

Pruitt concorda que se possam criar mais sistemas de introdução e síntese de informação automatizada e, quando questionado sobre os principais problemas do site criado em 2001, Ser Amantio di Nicolao refere que a pequena comunidade de editores activos pode conduzir a um enviesamento sistémico, que só poderá ser combatido com uma comunidade participante mais activa e rigorosa.