Vodafone You, um tarifário que te deixa pagar só o que usas (e divide a net em pacotes)

Apesar de permitido pela União Europeia, este tipo de tarifários acaba por dividir a internet em pacotes, dando ao utilizador acesso privilegiado a determinadas apps.

Vodafone

Os aditivos Smart Net do MEO correram os EUA como mau exemplo numa acesa discussão sobre neutralidade da net. A verdade é que, apesar de permitido pela União Europeia, este tipo de tarifários acaba por dividir a internet em pacotes, dando ao utilizador acesso privilegiado a determinadas apps. Agora foi a vez de a Vodafone lançar uma oferta semelhante à do MEO em Portugal.

Chama-se Vodafone You e é um tarifário que te permite escolher quantos megas ou gigas queres de net, quantos minutos ou SMS queres para conversar por mês, e ainda e ainda um pacote de apps móveis que podes usar sem gastar dados. Uma vez feita a escolha, só tens de olhar para o preço final e, se estiver do teu agrado, activar o tarifário.

A configuração mais básica que podes fazer é de 200 MB de net e de 500 minutos/SMS mensais, não sendo possível escolher qualquer pacote de aplicações neste cenário. São 12 euros por mês, no total, ou 6 euros a cada duas semanas, caso optes por esta modalidade de pagamento.

A configuração mais básica que podes fazer no Vodafone You

No que toca a internet, podes escolher entre 200 MB e 5 GB mensais; os minutos/SMS variam também entre os 500 e 5000. Os pacotes de apps só estão disponíveis a partir da opção de 1 GB. Tens quatro pacotes diferentes: um de apps de chat, outro de serviços de música, outro de redes sociais e outro ainda de streaming de vídeo. Podes escolher todos ou apenas um ou dois, sendo que o de aplicações de chat está incluindo por defeito a partir dos 3 GB de net.

Um exemplo de um tarifário construído com o Vodafone You

O problema destes aditivos da Vodafone é o mesmo do dos aditivos Smart Net do MEO: abrangem apenas algumas apps de determinada categoria, não todas. Esta prática é conhecida por zero-rating e é uma das excepções polémicas da legislação de neutralidade de net da União Europeia. Os defensores de uma internet neutra, na qual todos os serviços online são tratados por igual, dizem que a Vodafone deveria disponibilizar plafonds adicionais de net para utilização indiferenciada, o que não só não restringe a liberdade do utilizador, como não dificulta

O aditivo de chat inclui 10 GB de tráfego em aplicações como o WhatsApp, o Messenger ou o iMessage. De fora, ficam serviços como o Telegram, o Skype ou o Google Allo. Tanto o aditivo de música como de redes sociais tem um limite de 12,5 GB cada, e também privilegiam determinadas plataformas. No aditivo de vídeo, o limite é de 15 GB mensais.

Podes explorar o tarifário Vodafone You aqui.