A Vero parecia boa demais para ser verdade

Não só é difícil apagar a conta, como o fundador da Vero terá abandonado, em 2016, os seus trabalhadores no meio de um deserto depois da falência da fábrica que geria.

Vero Facebook

Foi no Instagram que vimos as primeiras pessoas a falar da Vero, e foi lá também que ouvimos as primeiras críticas. Jordan Herschel (@jordanherschel) é um fotógrafo que, como tantos outros, usa aquela plataforma para partilhar o seu trabalho e que, não só ficou curioso com o recente hype em torno da Vero, como desmascarou alguns dos seus “telhados de vidro”.

Numa série de Stories, Jordan começa por falar de Ayman Hariri, o multi-milionário que em 2015 fundou a Vero, e da sua fábrica na Arábia Saudita que abriu falência em 2016, alegadamente devido a má gestão e corrupção. Em resultado, os cerca de oito mil trabalhadores terão sido abandonados no meio do deserto, quase sem acesso a serviços ou possibilidade de regressar a casa, e com salários de vários meses em atraso. A história é contada pela agência Reuters.

Um artigo recente do Mashable salienta a ironia entre a postura de Ayman Hariri perante os trabalhadores da fábrica e o facto de agora estar à frente de uma rede social que se baseia em confiança, ao, pelo menos em teoria, não vender dados dos utilizadores a terceiros nem ser livre de publicidade. O modelo de negócio da Vero passará por cobrar uma pequena subscrição anual aos utilizadores a partir da meta de um milhão de utilizadores. Jordan fez um inquérito para a sua comunidade de mais de 500 mil seguidores, perguntando-lhes se pagariam pela Vero e 96% mostrou-se surpreendido com essa ideia.

A Vero anunciou esta quarta-feira que já tem mais de milhões de utilizadores, mas que vai manter a oferta de Vero gratuito para sempre. “Como prometido, o nosso primeiro milhão de utilizadores têm acesso à Vero de forma gratuita e para a vida. Contudo, devido às interrupções do serviço [na sequência da alta procura], vamos alargar essa oferta para todos os novos utilizadores até novo aviso”, lê-se numa nota divulgada na homepage da rede social.

Outro ponto destacado por Jordan (e também pelo Mashable) é a dificuldade em apagar uma conta. Uma vez registado na Vero, os utilizadores que queiram sair da rede social terão de enviar um e-mail através do suporte da aplicação, e esperar que ele seja lido e analisado. Segundo o Mashable e de acordo com Hariri, a intenção da Vero é tornar esse processo mais fácil no futuro.