Twitter descontinua a sua app oficial para Mac. Eis algumas alternativas

Aplicação do Twitter para Mac já não está disponível para download e suporte termina dentro de 30 dias.

Twitter macOS

A semana termina com uma notícia mais triste para todos os utilizadores da aplicação oficial do Twitter para macOS. A plataforma de microblogging anunciou a descontinuação da app. A aplicação já não está disponível para download através da Mac App Store e, dentro de 30 dias, terminará o suporte.

De acordo com o Twitter, com o fim da aplicação oficial para Mac, a empresa quer focar-se em criar “uma excelente experiência de Twitter que seja consistente entre as diferentes plataformas” e sugere como alternativa o site twitter.com.

A app já não está disponível para download através da Mac App Store, mas poderá ser instalada através de outros links. Segundo a rede social, o suporte termina dentro de 30 dias, ou seja, até ao final de Março deste ano – o que significa que até lá poderão existir actualizações que corrijam eventuais bugs ou outros problemas na aplicação.

A última grande actualização à aplicação do pássaro azul para Mac aconteceu no final de 2015, quando recebeu suporte par GIFs, vídeos, citação de tweets, tema escuro e outras funcionalidades entretanto lançadas nas versões web e móvel. A app não recebeu outras novidades de peso, como é o caso do Moments.

A app para Mac

Ao contrário das aplicações para iOS e Android, a versão macOS não foi desenvolvida internamente, conforme apurou o The Verge, em 2015. A app foi criada por um estúdio digital baseado em Seattle, nos EUA, chamado Black Pixel. Na Mac App Store, tinha uma classificação de apenas 1,7 em 5 estrelas.

Como alternativas, além do site twitter.com, tens o TweetDeck, aplicação da própria rede social destinada aos utilizadores mais “profissionais” da plataforma, e o Tweetbot, desenvolvido pela empresa Tapbots e que custa cerca de 10 dólares.