Swype, famoso teclado para iOS e Android, vai ser descontinuado

Foi o teclado que escrita rápida nos telemóveis.

Swype teclado iOS Android

O teclado Swype popularizou a escrita rápida nos telemóveis, permitindo simplesmente deslizar o dedo por cima das letras que compõem as palavras que queremos escrever para as escrever (ou seja, sem ter de digitar letra a letra). Tornou-se bastante famoso entre os utilizadores Android e chegou ao ambiente iOS aquando do lançamento do iOS 7.

A empresa que desenvolve o Swype anunciou agora que vai descontinuar o teclado para iOS e Android, quer isso dizer que as respectivas aplicações deixarão de ser actualizadas. O Swype utilizava inteligência artificial para adivinhar as letras e as palavras que o utilizador estava a escrever. A empresa responsável poresta criação, a Nuance, diz que vai agora aproveitar essa tecnologia noutras soluções, “nomeadamente em teclados Android pensados para condutores de automóveis”, referiu ao The Verge.

A funcionalidade de escrita rápida do Swype era bastante útil para escrever mensagens, por exemplo, em telemóveis com ecrãs grandes, onde só com uma mão era difícil chegar a todas as letras do teclado. Todavia, a tecnologia do Swype acabou por ser copiada por outros teclados, como o Swiftkey, também bastante popular, ou o Gboard, da própria Google.

Como nota o The Verge, o Swype não era o principal produto da Nuance, que se dedica sobretudo a serviços e software de escrita por voz, desenvolvendo toda a tecnologia de reconhecimento e de tradução dos inputs orais em texto escrito. A empresa tem diferentes soluções e actua em diferentes ramos, desde o sector médico ao mundo automóvel.

Para os adeptos da escrita rápido nos smartphones, muitos equipamentos têm já esta funcionalidade por definição de fábrica. O Gboard, da Google, é uma excelente solução para Android, apresentando-se como um teclado alfanumérico completo – com emojis, Bitmojis, stickers, GIFs e ainda a possibilidade de fazer pesquisas no Google directamente no teclado. Está disponível também para iOS. Uma solução igualmente boa é o Swiftkey, que podes descarregar para Android ou iOS.