O Nelson ajuda-te a criar playlists personalizadas no Spotify

Com esta aplicação web, escolhes os géneros e o tipo de música que queres.

Spotify playlists nelson
Screenshot via Nelson

E se pudesses mexer no algoritmo do Spotify para criar playlists ao teu perfeito gosto? É essa a proposta de um projecto independente chamado Nelson, que consiste numa aplicação web que te permite definir uma série de parâmetros, como o nível de popularidade ou a energia que a música transmite, para obter um determinado alinhamento de faixas a partir do catálogo do Spotify.

O Nelson é super simples de usar. Basta fazeres login com a tua conta de Spotify, seleccionar os géneros que te apetece ouvir e depois escolher o tipo de som que te apetece: se algo pouco popular, se algo mais acelerado, se queres um música mais energética e dançável, ou algo mais instrumental e ambiente. Podes ainda escolher se queres que a playlist comece a tocar na versão web do Spotify ou na app instalada no teu computador ou telemóvel.

Escolha de géneros

A parte curiosa do Nelson é que te permite brincar com os algoritmos de recomendação do Spotify, através da respectiva API pública. O Nelson é um projecto no âmbito do Glitch, auto-descrito como “uma comunidade amigável onde podes criar a aplicação dos teus sonhos”. O projecto foi originalmente partilhado no Twitter por Arielle Vaniderstine, um “engenheiro informático dedicado”.

Personalização de playlist

No blogue do Spotify encontras uma explicação pormenorizada de cada uma das variáveis apresentadas pelo Nelson. Se termos como popularidade ou aceleração de uma música são auto-explicativos (a aceleração é medida em bpms, ou seja, através do número de batidas por minuto – um música mais rápida tem mais bpms), outros conceitos podem ser mais subjectivos e requerer alguma leitura.