O novo telemóvel da Sony é uma potente câmara de filmar

Em 4K, o Xperia XZ2 consegue imagens HDR. Em HD, consegue vídeos em super slow motion, ou seja, a 960 fps.

Quando pensas em smartphones, a primeira marca que te vem à cabeça não é, de certeza, a Sony, mas a fabricante japonesa tem um portefólio de telemóveis que apresenta e renova todos os anos, aproveitando o MWC, em Barcelona, para isso mesmo. Depois de em 2017 ter lançado o Xperia XZ1, a Sony apresentou agora o seu sucessor, o XZ2.

No Xperia XZ2, a Sony apostou num redesign, abandonando as linhas direitas que caracterizaram os últimos modelos da marca, optando por uma estrutura mais curva e dinâmica. O ecrã não ocupa toda a parte da frente do telemóvel, mas quase – existindo barras em cima e em baixo, à semelhança do que acontece no Pixel 2 XL.

O Xperia XZ2 tem dois modelos: um “normal” com um ecrã de 5,7 polegadas, e outro Compact com apenas 5 polegadas; ambos com resolução Full HD, o novo aspect ratio padrão de 18:9 e ainda tecnologia HDR (que oferece imagens com melhor contraste e nitidez). A pensar nos conteúdos neste formato que já começam a aparecer em plataformas como o Netflix ou a Amazon. Quer o XZ2 como o XZ2 Compact têm um processador Snapdragon 845, memória RAM de 4 GB e armazenamento interno de 64 GB, expansível até 400 GB através de cartões microSD. Na versão normal encontramos uma bateria de 3180 mAh e carregamento rápido sem fios, enquanto que no XZ2 Compact há uma de 2870 mAh. O sistema operativo é o Android Oreo.

A câmara é um dos ex-libris o Xperia XZ2, quer na versão normal, quer na Compact. A Sony juntou as tecnologias que foi desenvolvendo ao longo dos anos nas suas câmaras compactas, tornando o XZ2 numa potente máquina de filmar. Em 4K, o XZ2 consegue imagens HDR – é o primeiro smartphone no mercado a fazê-lo. Em HD, consegue vídeos em super slow motion, ou seja, a 960 fps. Na fotografia, a Sony apresenta um sensor de 19 megapixels na traseira dos dois modelos e, tal como outras fabricantes, está a usar a inteligência artificial para termos melhores resultados. Por exemplo, a câmara é capaz de detectar automaticamente movimentos e sorrisos, focando esses elementos. Com a câmara frontal, podemos criar selfies 3D que podem ser partilhadas imediatamente em redes sociais como o Facebook.

No que toca ao áudio, outra área em que a Sony é especialista, o XZ2 oferece som de alta qualidade e colunas stereo. O telemóvel está protegido com vidro resistente Gorilla Glass 5 tanto na frente como na traseira, sendo também à prova de água e poeira (IP65/IP68). Preto, cinzento, verde e rosa serão as cores que estarão disponíveis. Os preços ainda não são conhecidos, mas a chegada ao mercado está prevista para Março.