Esta app bloqueia todas as distracções para que possas estar concentrado

Auto-controlo em código aberto.

Há muitas aplicações de concentração e que te ajudem a bloquear distrações, mas poucas são tão radicais como a SelfControl. O logótipo – o símbolo do naipe de espadas com uma caveira impressa – não deixa margem para dúvidas: esta não é uma app para brincadeiras e chegou para matar definitivamente os estímulos que te distraem.

No SelfControl, defines o número de horas que queres passar concentrado e, de seguida, só tens de pôr o cronómetro a contar. Durante este período, todos os endereços web que fizerem parte da tua “Blacklist” (ou “Lista Negra”) serão considerados distração e, por isso, bloqueados de imediato, aparecendo como inacessíveis no teu browser – como se o teu computador fosse realmente incapaz de se ligar a determinado endereço.

A aplicação em si é simples e não tem muito que se lhe diga, tornando-se poderosa apenas quando a tentas desactivar. É que depois de configurada e de dado início à contagem temporal, a SelfControl não pode ser cancelada – mesmo que reinicies o computador ou desinstales a aplicação, os endereços bloqueados vão permanecer dessa forma até que o período de tempo por ti definido para concentração termine.

A criação é resultado de uma colaboração conjunta de Charlie Stigler, engenheiro e programador, e de Steve Lambert, professor e artista com curiosos trabalhos sobre o estado do capitalismo e que dirige o Centro Para Artistas Activistas, fundado em Nova Iorque.

Esta versão concreta do SelfControl só existe para computadores macOS, mas, como o grande objectivo da aplicação é combater a o que nos distrai de um modo global – mais do que fazer dinheiro – a equipa disponibilizou todo o código-fonte do software no GitHub para que outros programadores o possam adaptar aos restantes sistemas operativos.

Por isso, existe uma versão para Linux; e para quem usa Windows, são deixadas no GitHub duas alternativas, uma chamada SelfRestraint e outra baptizada de Cold Turkey. De resto, existem aplicações semelhantes ao SelfControl, embora muitas vezes tenham um custo associado à simples tarefa de bloquear sites ou aplicações.