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De Singapura para Lisboa, chegou a oBike – um novo serviço de bicicletas partilhadas, sem estações fixas. São 350 bicicletas que estão disponíveis, a partir desta quarta-feira, junto ao Rio Tejo, entre Belém e Santa Apolónia. Cada viagem de 30 minutos custa 50 cêntimos.
A oBike vai concorrer com a Gira, o sistema de bicicletas partilhadas lançado pela EMEL e pela Câmara Municipal de Lisboa, e com a Ofo, uma alternativa que chegou no final do ano passado a Cascais e que deverá estrear-se nesta Primavera em Lisboa. “Vamos começar com 350 bicicletas em Lisboa e depois vamos ver como as coisas correm. Esperamos que tudo corra muito bem, porque vamos ter as bicicletas perto do rio, que é uma zona muito plana da cidade“, explicou Assaf Amit, responsável pela oBike em Portugal, ao Dinheiro Vivo.

As bicicletas da oBike poderão ser encontradas em determinados pontos de parqueamento – podes vê-los neste mapa. Para pegar numa bicicleta destas, o primeiro passo é descarregar a app (iOS e Android) e fazer o registo. Depois basta reservar uma bicicleta (a reserva dura 10 minutos) e, chegando ao pé dela, digitalizar o código QR que está por cima da roda traseira para a desbloquear. Quando terminares a viagem, tens de bloquear a bicicleta na parte traseira e podes deixá-la onde quiseres (não necessariamente na zona ribeirinha).

O pagamento é feito por cartão de crédito. Antes de fazeres qualquer viagens, tens de carregar a conta da oBike e pagar a caução, que, nesta fase inicial, é de 5 euros – este valor é-te devolvido depois. O custo da viagem dependerá dos pontos que tens na tua conta. Ou seja, se tiveres pelo menos 80 pontos, irás pagar 50 cêntimos por uma viagem de 30 minutos; com menos de 80 pontos, o custo será de 5 euros. Cada conta tem 100 pontos inicias e estes são ganhos ou perdidos consoante o comportamento do utilizador. Por exemplo, se estacionares mal a bicicleta ou te esqueceres de a bloquear depois da utilização, vais perder 20 pontos. Se desrespeitares as regras de trânsito, ficas com 0 pontos. Se partilhares a tua viagem com os amigos no Facebook ou reportares defeitos na bicicleta, és premiado.

As 350 bicicletas disponíveis agora em Lisboa apresentam uma construção mais frágil relativamente à Gira, por exemplo, e baseada em plástico. Não têm mudanças, pelo que podes andar apenas a uma velocidade. Há uma campainha no guiador do lado direito. O cesto na parte da frente está preparado para uma carga até 15 kg. Tens ainda iluminação frontal e traseira.

A fase de testes em Lisboa durará 3 a 6 meses, segundo Assaf Amit. Depois desse período, a empresa irá avaliar a expansão para outras cidades e a introdução de bicicletas com assistência eléctrica, conforme conta o Dinheiro Vivo. A oBike, start-up fundada na Singapura no início de 2017 e que obteve 45 milhões de dólares em financiamento no Verão passado, está disponível em 24 países e 60 cidades na Europa e Ásia.