Nokia ressuscita 8110, o “telemóvel banana” de The Matrix

O clássico Nokia 8810 está de volta com tecnologia 4G e um quê de nostalgia, trazido pela mão da HMD Global.

Nokia Mobile World Congress

Em 1999, a Nokia era a fabricante de telemóveis mais popular no mundo e aproveitou o filme The Matrix para promover um dos seus produtos da altura – o Nokia 8110, também conhecido como “telemóvel banana”. Agora, quase uma duas décadas passadas, o clássico 8810 está de volta com tecnologia 4G e um quê de nostalgia, trazido pela mão da HMD Global.o clássico 8810 está de volta com tecnologia 4G e um quê de nostalgia, trazido pela mão da HMD Global.

A HMD Global é a empresa que detém os direitos da Nokia desde a separação da marca da Microsoft e que surpreendeu tudo e todos, há exactamente um ano, em Barcelona, com um novo Nokia 3310. Este ano decidiu repetir a estratégia, apresentando este domingo, também em Barcelona, um novo modelo 8810, que deverá chegar ao mercado lá para Maio.

O novo Nokia 8810 mantém o formato curvo do seu original, bem como a tampa frontal deslizante, mas tem agora uma mão cheia de funcionalidades que a tecnologia não permitia em 1996, como internet por 4G ou Wi-Fi ou uma câmara fotográfica de 2 megapixels. Tem ainda um processador básico da Qualcomm, 512 MB de memória RAM, 4 GB de armazenamento interno, um ecrã de 2,4 polegadas e rádio FM.

Não é Android, mas o 8810 tem aplicações inteligentes, desenvolvidas em específico para este telemóvel, como é o caso do Google Assistant, Google Maps, Google Search, Facebook, Twitter a ainda o mítico jogo Snake.

Segundo a HMD Global, o 8110 pode ser uma boa opção para quem quiser um descanso do frenesim que muitas vezes é o nosso smartphone. Por exemplo, quem vá de férias, pode desligar o seu telemóvel base e utilizar este, até porque é prometida uma autonomia de 17 dias de utilização – ou seja, cerca de duas semanas.

O novo 8810 vai chegar em Maio por 79 euros. Estará disponível em duas cores: Traditional Black (ou seja, preto) e Banana Yellow (que é como quem diz, amarelo banana).

Os novos smartphones da Nokia

Além do 8810, a HMD Global aproveitou a sua ida a Barcelona para revelar um novo conjunto de smartphones, nomeadamente o Nokia 8 Sirocco, o 7 Plus, um novo Nokia 6 e o Nokia 1. Podes conhecê-los em pormenor aqui.