Huawei MateBook X Pro: um portátil com um grande ecrã

Portátil apresentado pela Huawei no MWC, em Barcelona, concorre com o MacBook Pro da Apple.

A Huawei não é só telemóveis. Com o lançamento do Huawei P20 agendado para final de Março em Paris, a fabricante chinesa não quis passar o MWC em branco. Na sua habitual conferência no dia antes do início da feira, este domingo, a Huawei apresentou um computador portátil – o MateBook X Pro – e um tablet – chamado MediaPad M5.

O MateBook X Pro é um portátil que entra na mesma categoria do MacBook Pro da Apple. Apresenta um ecrã de 13,9 polegadas e com um aspect ratio de 3:2, que, ao contrário do portátil da maçã, ocupa praticamente toda a parte da frente do computador – uma tendência tecnológica que surgiu no mundo dos smartphones. Com esse ecrã maior num corpo de um portátil normal de 13 polegadas, a Huawei teve de fazer algumas mudanças, como mover a câmara frontal para o teclado, através de uma tecla que sobressai.

No interior, o MateBook X Pro tem um processador da Intel, que tanto pode ser o Core i5 como o Core i7, o que fará o preço do computador variar entre os 1500 e os 1900 euros. De lado, existem duas portas USB-C e uma entrada para auscultadores. O portátil da Huawei é bastante leve e fino, pesando apenas 1,33 Kg e tendo entre 4,99 e 14,6 mm de espessura.

O MateBook X Pro obviamente não corre macOS, mas antes Windows 10; aliás, uma versão optimizada do sistema operativo para este equipamento e para a Huawei. O Huawei MateBook X Pro vai começar a ser vendido no 2º trimestre em alguns mercados.

MediaPad M5

Além do MateBook X Pro, a Huawei apresentou um tablet chamado MediaPad M5 com dois modelos diferentes: um de 8,4 e outro de 10,8 polegadas. Trazem um ecrã 2K, altifalantes estéreo e uma caneta de alta precisão. Há versões 4G e com Wi-Fi, bem como diferentes capacidades de armazenamento, entre os 64 e os 128 GB. Os preços variam entre os 350 e 600 euros.