Um mapa dos sítios gratuitos onde podes parar a tua autocaravana

O Van Secrets mostra parques gratuitos, parques pagos, "sítios selvagens", casas-de-banho e chuveiros num bonito mapa.

autocaravana
Imagem via Van Secrets

Viajar de autocaravana com os amigos, a família ou a namorada pode ser uma boa aventura para a Primavera. Os dias de Sol mas não muito quentes são convidativos, e a possibilidade de poder parar à beira de um refúgio é uma mais valia deste tipo de turismo.

Para quem esteja a planear viajar de autocaravana, um programador alemão preparou um mapa dos sítios onde podes parar o teu veículo. Além de parques gratuitos onde podes oficialmente parar, o Van Secrets mostra outros segredos, como “sítios selvagens” onde não podes parar oficialmente mas que vale a pena conhecer como parques pagos, casas-de-banho públicos e ainda chuveiros à disposição de todos.

O Van Secrets é uma plataforma colaborativa, pelo que se existirem pontos em falta podes adicioná-los. Para isso só precisas de te registar com a tua conta de Facebook, Twitter ou com o teu e-mail. Uma vez feito o registo, podes fazer uma lista dos teus sítios favoritos, para, por exemplo, planear uma viagem.

No Product Hunt, onde o autor do Van Secrets apresentou o seu projecto, refere que costumava desenvolver templates WordPress mas que percebeu que queria fazer algo diferente. “Queria desenvolver uma app que acrescentasse valor às pessoas e que fosse usada numa base diária. Algo que eu também achasse útil”, escreveu Paweł.

O programador alemão, de Hamburgo, conta que no Verão passado fez uma viagem de autocaravana pela Europa e que procurou, na altura, um bom site que lhe desse parques de campismo gratuitos para parar e outras recomendações, mas que não encontrou nenhuma opção que cobrisse as suas necessidades. “Por isso, decidi fazer o meu próprio.”

O Van Secrets mostra imagens de cada local listado, a meteorologia local, as coordenadas GPS para ser fácil encontrá-lo e ainda outros detalhes, como se é próximo do mar ou de uma cidade, se tem casa-de-banho, electricidade ou wi-fi. “Quis construir uma web app que fosse bonita, fácil de usar e que tivesse toda a informação num só local.”