Simplesmente perfeito: uma ode ao lápis de carvão

São 3 minutos intensos que te darão vontade de pegar num lápis e começar a rabiscar.

Há poucas ferramentas tão inquestionáveis na vida como um lápis. A própria palavra de tão repetida parece trazer consigo a forma de um e o som da grafite a desfazer-se deixando marca preta no papel. Estreito e cilindrico ou um hexágono polido, de madeira clara e um verniz imaculado, de preferência amarelo, com interior de grafite que se afia em bico e uma borracha na outra ponta — não tem nada que saber nem que enganar mas tem muito que se lhe diga.

Por trás deste simples objecto, e por muito difícil que o seu aspecto sintético torne a missão para a nossa imaginação, existe uma história com centenas de anos que, por um lado determinou a sua popularidade e, por outro, o foi optimizando à medida das nossas necessidades. É essa história que Caroline Weaver nos traz neste pequeno e inspirador vídeo da série “Small Thing Big Idea” da plataforma TED.

Durante 3:37, Caroline Weaver, uma entusiasmante (e empresária) de lápis, detentora da marca CWPencils, partilha connosco a sua paixão por este utensílio. Fazendo uma pequena retrospectiva que elucida como surgiu cada pormenor do objecto como o conhecemos hoje, Caroline Weaver desvenda alguns segredos e curiosidades que à primeira vista não seria descortináveis — entre elas, que o famoso escritor anarquista Henry David Thoreau foi um dos responsáveis pela criação da escala de tamanho que ainda hoje utilizamos.

Desde as propriedades técnicas como a mistura e o tamanho perfeitos para a grafite nas diferentes tonalidades, à história da borracha — são 3 minutos intensos que te darão muito provavelmente vontade de pegar num lápis e começar a rabiscar. Prova do sucesso desta sua ode é que o seu vídeo, em apenas 7 dias, já praticamente totalizou o dobro das visitas de outros carregamentos anteriores do mesmo canal.

Why the Pencil Is Perfect

Why are pencils shaped like hexagons, and how did they get their iconic yellow color? The fascinating history of the pencil:

Publicado por TED em Terça-feira, 6 de Fevereiro de 2018

Previous Fomos ao Aldi com os quartoquarto, a banda vencedora do Festival Termómetro
Next The End of the F***ing World: a série vs a banda desenhada