Nunca mais percas nada com a Lapa, uma inovação portuguesa

Seja as chaves de casa, o teu cão ou qualquer outro bem pessoal, a Lapa é um pequeno dispositivo Bluetooth que te ajudará a encontrá-lo.

Seja as chaves de casa, uma mochila, o teu cão, uma criança irrequieta, uma bicicleta, o comando de televisão, um bloco de notas ou o passaporte, a Lapa é uma inovação portuguesa que te pode ajudar a nunca mais perder algo ou alguém importante.

Trata-se de um pequeno dispositivo electrónico, baseado na tecnologia Bluetooth, que podes prender às chaves ou à coleira do amigo de quatro patas, ou colar num objecto. O dispositivo de 33 mm de altura e largura tem um discreto orifício num dos cantos e, na caixa, vem um autocolante a pensar nessa tarefa. Também existe uma versão com bracelete para poderes colocá-la no braço de uma criança quando precisas de uma segurança extra.

O passo seguinte é emparelhar a Lapa com o smartphone, sendo que esse processo é super simples. Uma vez instalada a app que acompanha o produto, basta pressionar ligeiramente a superfície da Lapa para o teu telemóvel conseguir detectá-la. Podes depois dar-lhe um nome, uma breve descrição (opcional) e ainda adicionar uma foto. No caso de teres várias Lapas para objectos diferentes, é uma grande ajuda.

Feita esta configuração, estás pronto a usar a Lapa. Imagina que a prendes a umas chaves e que depois te esqueces de onde elas estão. A partir do teu telefone, podes fazer a Lapa apitar e emitir uma luz LED, ajudando-te a perceber a que distância estás dela e a encontrá-la. Podes também ver a localização da Lapa (e, por isso, das tuas chaves) no teu telemóvel, o que te ajuda em casos em que não estás por perto para que, emitindo um som, este seja audível.

A Lapa grava automaticamente a última localização dos teus objectos, o que pode ser útil caso estejas longe dos mesmos e não estejas a conseguir detectá-los através da aplicação em dado momento. No pior dos cenários, isto é, se não estiveres mesmo a obter um sinal da tua Lapa, podes reportá-la como perdida através da aplicação, de forma a que os teus amigos, a tua família e toda a comunidade consigam ajudar-te a encontrar o objecto em questão.

Outra opção que tens é activar o “modo de segurança” na aplicação, que te permite receber uma notificação no telemóvel sempre que deixas o teu objecto para trás. Neste “modo de segurança”, é também possível definir “zonas de silêncio”, onde esses alertas não são válidos. Por exemplo, podes não querer que a Lapa apite sempre que sais do quarto com o telemóvel para a sala; por isso, podes definir que a rede Wi-Fi de tua casa seja uma “zona de silêncio”.

A Lapa também funciona ao contrário. Isto é, tanto podes usar o smartphone para encontrar a Lapa, como a Lapa para encontrar o teu smartphone. Basta pressionares o mesmo botão que utilizaste para o emparelhamento para fazer o teu telemóvel tocar, mesmo que esteja em silêncio.

Esta é a segunda geração da Lapa, que chegou ao mercado no final de 2017 por cerca de 40 euros, estando disponível para compra através da Amazon. Em menos de três anos, a empresa vendeu mais de 200 mil Lapas e está a crescer a um ritmo de quatro vezes por ano. A Lapa está presente em mais de 20 países e tem mais de 150 mil utilizadores. A app está disponível para iOS e Android. O dispositivo tem uma bateria substituível que dura cerca de um ano. O alcance é de 60 metros e é resistente quer à água, como ao choque.