Google pode estar a trabalhar num serviço de streaming de jogos

O lançamento do Yeti estava previsto para final de 2017, mas acabou por ser adiado, sem qualquer justificação conhecida.

Google Yeti streaming jogos
Foto via Pexels

O mundo dos jogos na internet é gigante e empresas tão diversas como a Sony (PlayStation), a Microsoft (Xbox), a Amazon (Twitch) e o Facebook procuram a melhor forma de tirar partido dele. Até a Google já o fez com os seus investimentos através do YouTube, nomeadamente da plataforma YouTube Gaming. Mas a gigante conhecida pelo seu motor de busca pode estar a preparar uma nova investida no campo do gaming e dos videojogos.

Quem o diz é o The Information, publicação dedicada a descobrir os segredos da indústria tecnológica e não só. O Yeti pode ser um novo serviço de streaming, baseado num modelo de subscrição, que a Google estará a desenvolver e que poderá ser lançado com uma consola, “made by Google”. A tecnológica tem investido em hardware nos últimos meses e inclusive já lançou uma consola chamada Nexus Player. Foi em 2014 e não correu bem.

O Nexus Player, lançado em 2014

O Yeti pode ser um serviço que disponibilizará jogos através de uma subscrição mensal, ou seja, será diferente do YouTube Gaming. Esta plataforma, concorrente ao Twitch, permite aos gamers partilhar os seus jogos e criar comunidades. Já o Yeti permitirá jogar títulos em streaming, sem ser preciso descarregá-los ou usar discos, avança o The Information. “Se a Google for bem sucedida, poderá conseguir um pedaço do mercado de videojogos de 109 mil milhões de dólares, escreve a mesma fonte.

A Google pode estar a guardar o anúncio do Yeti para o Google I/O, a conferência anual de programadores que decorrerá em Maio e onde a empresa habitualmente anuncia novos produtos. O The Information avança que o lançamento do Yeti estava previsto para o final de 2017, mas que, por razões desconhecidas, foi atrasado.

Empresas como a Sony já experimentaram serviços de jogos em streaming, permitindo aos jogadores evitar o download desses títulos. O PlayStation Now está disponível para a PS4 e para PC. Já a Nvidia, empresa que deves conhecer pelas placas gráficas e outros componentes informáticos, lançou recentemente o GeForce Now, um serviço semelhante à opção da Sony e que está disponível para computadores Windows e em versão beta para Mac. O Yeti pode não funcionar necessariamente num computador – através do Chromecast, deverás poder jogar em qualquer lado, como num ecrã de televisão.