A realidade aumentada agora é para todos, não só para iPhone

O ARCore, a resposta da Google ao ARKit da Apple, vai estar disponível para 100 milhões de telemóveis Android, transformando-os em portais de realidade aumentada.

Diz-se que inveja é uma coisa feia, mas, desde que o ARKit chegou ao iPhone (e com ele um conjunto de experiências de realidade aumentada), que alguns utilizadores Android a têm sentido por não poderem meter a mão nessas aplicações, seja o IKEA Place ou outros. A Google, no entanto, tem estado a trabalhar numa resposta ao ARKit chamada ARCore.

O ARCore já tinha sido anunciado, no Verão do ano passado, mas agora vai começar a chegar aos nossos smartphones. As primeiras experiências de realidade aumentada devem chegar ao Android pelo Snapchat, que tão bem conheces, e também pela mão de uma série de marcas – Sotheby’s, Otto, JD.com – que te vão permitir experimentar mobília e outros produtos na tua casa antes de os comprares. Também a Porsche já vai estar a trabalhar com a Google para criar uma forma de configurar um carro novo no quintal. A bordo estarão também empresas ligadas ao mundos dos videojogos como a NetEase, a Wargaming e a Game Insight.

A primeira versão do ARCore estará disponível para todos os telefones Google Pixel e para os principais smartphones da Samsung, como o Galaxy S8 e o futuro S9, mas também noutros equipamentos como o OnePlus 5, o LG V30 e o Asus ZenFone AR. A ideia da Google é levar o ARCore para mais de 100 milhões de telemóveis Android, e está a trabalhar com fabricantes como a Samsung, Huawei, LG, Motorola, HMD/Nokia, Asus, Xiaomi, Sony, etc.

Em termos de funcionalidade, o ARCore é bastante semelhante ao ARKit da Apple. A principal diferença entre os dois é que a versão da Google é um pouco mais flexível no que toca às superfícies físicas onde é possível colocar objectos digitais. Ou seja, enquanto que o ARKit está focado em planos horizontais e verticais – como mesas e paredes –, o ARCore está orientado para todo o tipo de superfícies, mesmo que com formas e mais complicadas, como uma almofada.

A Google já tinha lançado um pequeno preview do ARCore na Play Store, permitindo aos utilizadores “brincar” com alguns stickers de realidade aumentada e ter uma ideia das potencialidades da tecnologia. O ARCore está agora disponível para equipamentos com Android 7.0 ou superior, podendo ser instalado através da Play Store e manualmente pelo APK Mirror.

Google Lens

Outro esforço da Google no que toca à realidade aumentada passa pelo Google Lens, uma ferramenta que, através da câmara do telemóvel e de inteligência artificial, será capaz de detectar a password do Wi-Fi num router e automaticamente adicionar-te a essa rede, ou identificar objectos que estão nas tuas fotos do Google Photos.

Disponível primeiro nos telemóveis Pixel, o Google Lens vai chegar agora a todos os utilizadores Android com o Google Photos instalado e também ao iPhone, a partir do iOS 9. O Lens pode, assim, identificar um animal ou uma determinada árvore que esteja numa foto que tiraste.