A nova vida das Stories do Facebook

Grupos e eventos também podem ter Stories. As histórias do Facebook agora aparecem no Messenger e é possível partilhar Instagram Stories directamente no Facebook.

Foto via Facebook (DR)

Pode ter-te passado despercebido, afinal de contas as Stories do Facebook não tiveram o alcance que inicialmente se esperava, mas isso não fez com que a empresa de Mark Zuckerberg decidisse desinvestir no formato anunciado em Maio do ano passado. Pelo contrário, renovou as Facebook Stories, com várias novidades.

As Facebook Stories, disponíveis no topo da app móvel e no lado esquerdo do site desktop, são o destino do que está a acontecer em dado momento – fotos e vídeos em formato bruto partilhados por amigos, conteúdos de páginas e ainda transmissões em directo. Não existindo dados oficiais sobre a utilização das Facebook Stories, restam-nos os empíricos. Algumas pessoas na equipa do Shifter têm várias Stories no Facebook, outros nem por isso.

Grupos e eventos também podem ter Stories, anunciou o Facebook no final de 2017. Isto é uma mudança significativa no panorama das Facebook Stories. Quer isso dizer que podes partilhar Stories num grupo privado só com os teus amigos ou num grupo de discussão dedicado ao teu clube de futebol. Ou podes acompanhar um evento no qual te mostraste interessado mas acabaste por não poder ir, à distância, através das câmaras de quem foi.

A possibilidade de grupos e eventos terem Stories reforça este produto do Facebook. Recentemente, o Instagram passou a permitir a partilha automática e directa das Stories publicadas na sua aplicação no Facebook. Em Novembro de 2017, as Instagram Stories tinham cerca de 300 milhões de utilizadores activos diariamente, um número que, com esta integração (testada primeiro em territórios como Portugal), poderia trazer alguma tracção para as Facebook Stories. Na amostra que é a equipa do Shifter, verificamos que uma parte da actividade das Facebook Stories provém da partilha directa a partir do Instagram.

Outro avanço que a empresa de Mark Zuckerberg fez para estimular o uso das Facebook Stories foi cancelar o Messenger Day, funcionalidade semelhante no Messenger, e trazer as Stories do Facebook para a aplicação de chat, utilizada mensalmente por mais de 1,3 mil milhões de pessoas. Assim, a visualização e publicação de Facebook Stories pode ser feita tanto na aplicação do Facebook como na do Messenger. O Messenger Day tinha, em Setembro de 2017, cerca de 70 milhões de utilizadores.

Foto via Facebook (DR)

De fora das integrações e mudanças, ficam as WhatsApp Status – as “Stories” do WhatsApp – que, segundo números oficiais, são utilizadas por 300 milhões de pessoas diariamente. Ou seja, são tão populares quanto as Instagram Stories, mostrando que a estratégia do Facebook de primeiro lançar Stories em todo o lado e depois avaliar a performance em cada aplicação até foi acertada. Uma última nota para referir que Stories de eventos, grupos e páginas não vão aparecer no Messenger; só de amigos.