Como ter Messenger sem ter perfil no Facebook

É possível desactivares a tua conta de Facebook mas manteres os teus amigos no Messenger. Explicamos-te como.

Facebook Messenger

Recentemente li uma discussão online onde algumas pessoas diziam manter a sua conta de Facebook apenas pelo chat. Dias mais tarde, descubro que um amigo meu continua a ter Messenger apesar de ter desactivado o seu Facebook. Já sabia que era possível utilizar o Messenger sem o Facebook (apesar de as duas plataformas estarem bastante interligadas), mas desconhecia a possibilidade de manter a conta na aplicação de chat desactivando o perfil na rede social.

Quando instalas o Messenger no teu telemóvel, hás de reparar que existe a opção de te registares na aplicação sem uma conta de Facebook. O registo é feito através do teu número de telemóvel e do envio de um SMS de confirmação, à semelhança do WhatsApp.

Mas… o que acontece se já tiveres uma conta de Facebook? Podes desactivá-la nas definições. O Facebook vai pedir-te para indicares o motivo pelo qual decidiste desactivar a tua conta e sugerir-te uma alternativa para cada um. Escolhe aquele que te fizer mais sentido.

Uma vez desactivada a conta de Facebook, abres o messenger.com ou o Messenger no teu telemóvel, e fazes login com os dados do costume. Vais poder usar o serviço de chat como sempre usaste e isso não reactivará o teu perfil de Facebook, a não ser que faças login na rede social. Os teus contactos do Messenger serão os amigos que tinhas no Facebook e vice-versa (os teus amigos de Facebook vão continuar a encontrar-te no Messenger).

O Messenger nasceu dentro do Facebook, mas, em 2014, a empresa de Mark Zuckerberg decidiu dar ao serviço uma aplicação própria. Decisão contestada ao início, os utilizadores acabaram por aceitar a instalação de duas apps nos seus telemóveis. Ao longo dos últimos anos, o Messenger foi ganhando novas funcionalidades e separado ainda mais do Facebook-mãe.