Vodafone tem a melhor rede móvel, mas Portugal ainda está atrás da Europa

Relatório da OpenSignal analisa o estado das redes móveis 3G e 4G em Portugal das três maiores operadoras portuguesas - Vodafone, MEO e NOS.

melhor rede móvel Portugal
Foto de Osama Saeed via Unsplash

OpenSignal é uma aplicação que podes instalar no teu telemóvel (iOS ou Android) para saber onde, à tua volta, há melhor sinal 4G/3G ou um ponto Wi-Fi. Tu ganhas uma ferramenta útil e a empresa que a desenvolveu fica com uma infinidade de dados sobre a performance das redes móveis a nível global, podendo posteriormente utilizar essa informação em estudos.

Foi o que fez, pela primeira vez, em Portugal. Analisando mais de 178 milhões de dados provenientes de mais de 18 mil dispositivos, entre Setembro e Novembro de 2017, a OpenSignal concluiu que a Vodafone Portugal é a operadora com a melhor rede a nível nacional – não só apresenta a melhor cobertura 4G relativamente às suas concorrentes NOS e Vodafone, como se destaca também pela velocidade de download superior e baixa latência. Resultados positivos foram também verificados em ligações 3G.

Vodafone ganha no 4G e 3G

Segundo a OpenSignal, a Vodafone Portugal apresenta uma velocidade média de download de 33,8 Mbps em 4G, sendo que nem na NOS nem no MEO foi possível ultrapassar os 15 Mbps (13,1 na NOS e 14,3 no MEO). A OpenSignal diz que a média da Vodafone está bem acima da média global (de 16,9 Mbps de velocidade de download). “A Vodafone tem vindo a investir arduamente nos seus sistemas 4G, tendo anunciado em 2015, uma actualização ao nível da infra-estrutura LTE-Advanced que triplicou a sua capacidade e velocidade 4G. O MEO anunciou recentemente também planos sobre LTE-Advanced, mas, à data deste relatório, a operadora apresentava ainda uma distância substancial em relação à Vodafone”, lê-se no relatório.

No que toca à disponibilidade da cobertura 4G, a Vodafone e a NOS destacaram-se nos dados da OpenSignal, com os utilizadores da aplicação a conseguir obter uma ligação 4G em 80% das vezes; enquanto que no MEO a disponibilidade foi de apenas 63,5%. No campo da latência, que determina a capacidade de resposta de uma rede, a Vodafone leva também o troféu da OpenSignal, com um resultando de 32,6 milissegundos.

A OpenSignal analisou também dados sobre as redes 3G das três operadoras portuguesas: a Vodafone destacou-se, mais uma vez, com velocidades de 6,8 Mpbs. Olhando para o 3G e 4G em simultâneo e fazendo uma média da velocidade obtida através da Vodafone, o valor obtido é de 18,6 Mbps – 10 Mbps mais rápido que os seus concorrentes.

Portugal atrás da Europa

Apesar dos bons resultados da Vodafone no que toca a 4G, as operadoras NOS e MEO não saíram tão bem no teste, pelo que a OpenSignal realça que a velocidade média de download em Portugal neste tipo de ligação situa-se 19,1 Mbps, ou seja, abaixo da maioria dos outros países europeus. Em França, Irlanda e Reino Unido, os valores situam-se acima dos 20 Mbps; em Itália e Espanha chegam a superar os 25 Mbps, por exemplo. Contudo, no que toca à disponibilidade de 4G, os resultados em Portugal (71,2%) sobressaem aos de outros países europeus; ainda que os telemóveis espanhóis consigam encontrar esta ligação de alta velocidade em 80,2% das vezes.

Podes conhecer este relatório em maior pormenor aqui. De realçar que a OpenSignal baseou este estudo nos dados recolhidos através dos seus utilizadores, sem estimativas.