O novo filme de Steven Soderbergh foi gravado com um iPhone

Unsane, a mais recente aposta do realizador de Ocean's Eleven recorreu apenas à câmara do iPhone 7 Plus.

Unsane
Claire Foy em Unsane, o filme de Steven Soderbergh exclusivamente gravado com um iPhone 7 Plus (foto DR)

Steven Soderbergh parece gostar muito de telemóveis. No final do ano passado, lançou com a HBO Mosaic, uma mini-série em que o telespectador pode escolher o rumo da história através de uma app para smartphones. Agora, o realizador de Ocean’s Eleven ou Magic Mike está de volta com um filme inteiramente filmado com iPhone.

Unsane é um intenso filme de terror, na linha de Shutter Island ou Flightplan, a avaliar pelo trailer agora divulgado. Conta com Claire Foy, da série do Netflix The Crown, a protagonizar uma mulher convencida de que está a ser perseguida. Quando tenta denunciar o indivíduo, acaba presa numa instituição psiquiatra conta a sua vontade e começa a perder a sua compreensão sobre o que é real. O argumento foi escrito por Jonathan Bernstein e James Greer, e o elenco inclui também Joshua Leonard, Jay Pharoah, Juno Temple, Aimee Mullins e Amy Irving.

Foi gravado apenas com iPhone e Soderbergh terá gostado tanto da experiência que quer passar a filmar todos os seus filmes com iPhone. “Penso que é o futuro”, disse numa entrevista ao Indiewire. “Qualquer pessoa que vá ver este filme e que não tenha qualquer ideia da história por detrás da sua produção não vai saber que foi gravado num telemóvel”, acrescentou. O realizador de 55 anos lembra que as pessoas esquecem-se, isto é uma captura em 4K. (…) É uma reviravolta no jogo para mim”.

O trailer agora divulgado mostra que o filme parece com bastante qualidade, tendo sido gravado com um smartphone – um iPhone 7 Plus, segundo apurou o Inverse. Esta não é, contudo, a primeira vez que esta pequena câmara, que transportamos no bolso, é utilizada em cinema. Tangerine – filme de 2015 de Sean Baker, na altura, bastante aclamado pela crítica – usou a câmara do iPhone 5S.

Unsane vai chegar no dia 23 de Março às salas de cinema norte-americanas, não existindo ainda qualquer data sobre a sua exibição em Portugal.