Português de 14 anos sonha ser astrofísico e procura inspiração no Reddit

Francisco Ferreira perguntou a 13 milhões de utilizações o que é ser astrofísico. Obteve mais de mil respostas.

Reddit miúdo português astrofísico

“Sou um português de 14 anos que sonha tornar-se um astrofísico”, é como se introduz Francisco Ferreira, aparentemente um aluno de excelentes na escola, no maior fórum da internet, o Reddit. Escreveu no subreddit dedicado ao Espaço – r/space – para mais de 13 milhões de utilizadores. A sua publicações teve mais de 40 mil upvotes e 1300 comentários.

“Tenho algumas perguntas que gostava de vos fazer (20 para ser exacto)”, escreveu num inglês que diz não ser o “mais perfeito”.

“Sou um aluno de 5 a caminho de uma escola secundária no próximo ano. Desde pequeno que me dedico a ver tudo relacionado com o Espaço e a matemática é de longo o meu atributo mais forte, acrescentou no referido post, antes de passar às perguntas. São duas dezenas e vão desde como é um dia de trabalho de um astrofísico a um pedido de conselhos que possam dar a um jovem estudante interessado em escolher este ramo.

Francisco obteve várias respostas. Entre elas, encontra-se por exemplo a do u/IamaScaleneTriangle que se apresenta como um astrofísico que cresceu em Inglaterra, actualmente a trabalhar nos Estados Unidos, tendo, no seu percurso, trabalhado brevemente com um astrónomo português – David Sobral – e visitado Lisboa.

Numa resposta extensa e bastante completa a todas as perguntas do Francisco, o utilizador IamaScaleneTriangle contou que muito do seu trabalho consiste em programação computacional (usando normalmente linguagem Python) e que faz alguns cálculos no papel. Acrescentou que usa dados de um telescópio localizado na África do Sul, ao qual acede a partir do seu computador Linux nos Estados Unidos. Para finalizar, numa nota mais pedagógica, revelou estar a pensar mudar de ramo para inteligência artificial ou ciência de dados, aconselhando o jovem português a ler sobre muitas coisas diferentes, não apenas sobre ciência, a aproveitar o tempo de estudante… Ah, e a aprender a programar.

u/Astrokiwi, outros dos respondentes, diz estar a fazer o seu segundo pós-doutoramento na área numa Universidade no Reino Unido, e reforçou a ideia sobre o quotidiano de um astrofísico: muita programação, muita escrita e debug de código, simulações com o código que escreveu e análise de dados. O utilizador Astrokiwi, revelou ainda que passa algum tempo a ler artigos científicos na área e também escreve os seus em jornais académicos, destacando a liberdade para poder escolher o que quer fazer. Por outro lado, deixou o aviso de que não é fácil encontrar emprego em astronomia e rematou dizendo que esta pode ser uma actividade desenvolvida como hobby.

O mar de perguntas deste miúdo português de 14 anos pode ser encontrado nesta thread no Reddit, bem como as respostas dos alegados especialistas, que podem servir-te de inspiração, caso também tenhas um gostinho por esta área da astrofísica e astronomia.

Previous Médicos e outros especialistas defendem legalização terapêutica da canábis em Portugal
Next Coreia do Norte e do Sul anunciam as “Olimpíadas da Paz”