MB Way: levanta dinheiro e paga as compras com o telemóvel

Podes usar o MB Way também para transferir dinheiro entre amigos com o seu número de telemóvel (em vez de um IBAN de 25 dígitos).

Começou como um simples serviço para fazer pagamentos online com um cartão de débito (MB Net), mas foi relançado em 2015 com uma oferta mais completa em termos de funcionalidades e um novo nome. O MB Way permite-te hoje, além de gerar cartões virtuais, levantar dinheiro numa caixa de Multibanco sem cartão ou pagar compras em algumas lojas e supermercados com o telemóvel. Dia após dia, o MB Way vai ficando cada vez mais útil.

Para começares a usar o MB Way, o primeiro passo é fazer a adesão num terminal de Multibanco. A tua conta ficará associada ao teu número de telemóvel e protegida por um PIN de 6 dígitos, que terás de inserir sempre que abrires a aplicação no teu telemóvel (existe app para iOS, Android e Windows). Uma vez feita a adesão no Multibanco e configurada a conta no telemóvel, podes começar a utilizar o serviço.

Desenvolvida pela SIBS, a mesma entidade que gere a rede Multibanco, o MB Way oferece-te as seguintes funcionalidades bancárias:

  • criar cartões virtuais MB Net, que parecem cartões normais Visa/MasterCard e que podes usar para fazer compras online com a tua conta bancária, como comprar um voo ou reservar um quarto de hotel – processos que geralmente requerem um cartão de crédito. Em vez dos dados reais de um cartão de crédito, são utilizados dados de um cartão virtual MB Net;
  • fazer pagamentos online sem MB Net. Alguns serviços portugueses, como a aplicação móvel da Rede Expressos, a Bilheteira Online, a loja online do Continente ou a plataforma de crowdfunding PPL, têm integrado o sistema MB Way, pelo que podes adquirir uma viagem de autocarro, garantir um bilhete para um concerto, comprar um produto em falta lá para casa ou fazer uma contribuição para uma campanha sem criar um cartão MB Net, autorizando a transacção com a app MB Way;
  • fazer compras em lojas físicas. Se usas Android e tens um equipamento com NFC, podes usar a app do MB Way para fazer pagamentos em lojas físicas. Fnac, H3, Companhia das Sandes, Empadaria, Jumbo e Pingo Doce são alguns dos comerciais que aceitam esta alternativa de pagamento. A SIBS garante que está a trabalhar numa alternativa para utilizadores iOS, uma vez que a Apple não permite aos programadores o uso do chip NFC embutido nos iPhones;
  • levantamento de dinheiro em terminais Multibanco. Se já te aconteceu esqueceres-te do cartão em casa ou ficares sem ele, o MB Way pode dar-te uma ajuda, uma vez que podes utilizar o telemóvel para levantar até 200 euros. O MB Way vai gerar um código de 10 dígitos que te permitirá efetuar o levantamento;
  • transferências imediatas de dinheiro entre amigos. Sabes quando tens de pagar a alguém mas não sabes o IBAN dessa pessoa ou tens medo de te enganar nos números? Em vez de uma sequência de 25 dígitos, podes usar apenas 9 para fazer transferências bancárias com o MB Way. Precisas apenas do número de telemóvel do destinatário (podes ir buscá-lo à lista de contactos) e indicar o valor da transferência, que pode ser até 750 euros por operação.

Podes saber mais sobre o MB Way no site oficial do serviço, consultar a secção de perguntas frequentes para saberes mais detalhes e também participar no MB Way Challenge, um desafio que te premia pela divulgação e utilização do MB Way.

Previous Parlamento português debate canábis medicinal a abrir o ano
Next Nem tudo o que parece é. Eis a prova