Joey Bada$$ confirmado no Sumol Summer Fest 2018

Aos 22 anos já é um dos rappers americanos mais creditados, quer pela gerações mais jovens, como pelos mais old school do movimento hip hop.

Portugal Sumol Summer Fest 2018

Joey Bada$$ é a mais recente confirmação para a próxima edição do Sumol Summer Fest. O emergente rapper norte-americano tem actuação marcada para o dia 7 de julho de 2018 no Ericeira Camping. Confirmados para a edição de 2018 estão também o rapper French Montana e The Jillionaires (Major Lazer).

Aos 22 anos já é um dos rappers americanos mais creditados, quer pela gerações mais jovens, como pelos mais old school do movimento hip hop, reunindo um raro consenso em torno do seu trabalho. A história deste artista inicia-se em 2012 quando assistimos aos Pro Era e a todo um movimento aclamado por “Beast Coast” sair do underground nova iorquino. Impulsionados pelo single “Survival Tactics” com Capital Steez, Joey Bada$$ lançou a mixtape 1999 para as bocas do mundo, levando a crítica a comparar o trabalho do jovem rapper de 17 anos com o de Nas, que, em 1994, aos 19 anos, lançou Illmatic, um dos maiores discos de sempre da história do Hip Hop. Contudo, os Pro Era sofrem um revés no final desse mesmo 2012, com o seu principal fundador, Steez, a suicidar-se, saltando do topo do edifício da Cinematic Music Group.

Em 2015, lança o seu primeiro álbum B4.DA.$$, confirmando todas as expectativas depositadas, destronando os menos crentes em relação à qualidade deste jovem rapper. O disco não foi, porém, o êxito instantâneo que muitos previam, resultado da produção boom bap que ostenta e de uma dependência excessiva da nostalgia nas suas letras.

No seu mais recente trabalho, All AMERIKKAN BADA$$, lançado em 2017, Joey está com vontade de gritar mais alto e a sombra de Donald Trump e os falsos valores americanos americanos ocupam um lugar importante no seu último disco.

Não é a primeira vez que um membro dos Pro Era vem a Portugal. Kirk Knight já cá esteve em 2016, na Galeria Zé dos Bois, e CJ Fly, em 2017, no Vodafone Mexefest.