Eu sei onde o teu gato vive. Um mapa com 15 milhões de gatos

Embora tudo isto possa parecer uma simples brincadeira de um grupo de geeks, o projecto tem um objectivo maior.

Pode parecer só uma brincadeira inútil mas tem um propósito sério. Vamos por partes. I Know Where Your Cat Lives é um site onde podes encontrar um mapa de todas as fotografias de gatos carregadas em sites de hospedagem gratuitos com a tag [cat] e com metadados que permitam identificar a sua localização.

O projecto tem 3 anos e acumula fotografias através do acesso a API’s de sites como Flickr, Twitpic e Instagram, contando com uma base de dados com perto de 15 milhões de gatos. A localização é feita recorrendo aos metadados que são criados pelos equipamentos de fotografia e os criadores do site garantem uma precisão de 7,8 metros. Todo o processo foi feito automaticamente recorrendo a algoritmos capazes de tratar a imensidão de dados em questão.

Embora tudo isto possa parecer uma simples brincadeira de um grupo de geeks, o projecto tem um objectivo maior. E não, não é saber onde o teu gato vive. A ideia é, através de uma criação partilhável e humorística, mostrar como os nossos dados online são sensíveis e passíveis de ser utilizados a uma escala global.

Esta experiência é uma criação de Owen Mundy, em colaboração com Shana Berger, Nicole Kurish, Tim Schwartz e Alissa McShane, com o apoio entidades como o Ghostery, a incubadora sem fins-lucrativos DOMI ou a Universidade da Florida.

O resultado chegou a ser exposto em encontros sobre arte digital dando a oportunidade aos visitantes de terem uma perspectiva global sobre a quantidade de gatos mapeados em todo o mundo, num enorme planisfério ou explorar o mapa no site disponível online.