HQ Trivia: o jogo-fenómeno onde podes ganhar dinheiro a sério

Toda a gente parece estar a falar deste jogo, disponível para iOS e Android.

Não podes jogar quando queres, mas, valem a pena as esperas, porque podes ganhar dinheiro real. HQ é o jogo para telemóveis que parece estar a tomar o mundo de assalto. Disponível para iOS há já algum tempo e agora em Android também, HQ é uma espécie de “Quem Quer Ser Milionário” online: respondes a perguntas e ganhas dinheiro.

O registo é gratuito – só tens de definir um nome de utilizador, uma password e uma foto e estás pronto para entrar em jogo. Depois é só esperares pela transmissão do próximo jogo, que será em directo na hora que aparece marcada no topo da aplicação, junto ao prémio máximo em dólares que estará em cima da mesa.

Durante o jogo, que é em simultâneo com todos os outros utilizadores do HQ Trivia, é te pedido para responder a várias questões – tens menos de 10 segundos, por isso, convém seres muito rápido. Mal erres uma pergunta ou demores demasiados segundos na resposta, ficas eliminado da competição. Só quem responder a todas as perguntas acertadamente e dentro do tempo é que recebe o prémio final; caso existam vários vencedores, o valor é repartido. Caso ninguém acerte, o prémio é acumulado para o próximo jogo. Assim que acumulares 20 dólares, podes receber o dinheiro através do PayPal.

O HQ Trivia está em directo todos os dias às 2 da manhã e aos dias de semana também às 8 da noite, horas de Lisboa. Podes descarregar o jogo, desenvolvido pela Intermedia Labs (que nasceu das cinzas do Vine), através da App Store e da Play Store.

Quando surgiu, o jogo oferecia prémios de 100 ou 250 dólares, que, tal como agora, era divididos por todos. Mas com o crescimento da popularidade do jogo, os prémios aumentaram: 18 mil dólares foi o prémio na noite de passagem de ano e 12 mil na noite de Natal, mas o recorde foram 20 mil dólares numa só noite. Onde é que estes valores podem parar? Em um milhão de dólares por emissão, segundo a revista Variety.

Depois do lançamento em Android, o alcance do jogo escalou imediatamente. Na última emissão, às 2 da manhã desta madrugada, cerca de um milhão de pessoas terão tentado jogar HQ Trivia, mas o jogo só conseguiu aguentar 750 mil. No final de Novembro, a Variety dava conta de que o número de jogadores/espectadores rondava os 100-120 mil por episódio. Em meados de Dezembro, eram de 400 mil, segundo o The Verge.