Google criou um enigmático “escape room” no Street View

Através de uma série de desafios, os cibernautas poderão descobrir detalhes sobre a conferência anual da Google. Uma forma bem original de comunicar a I/O 2018.

Google

Escape room. Não estás a ver o que é? São aqueles jogos que consistem em entrares numa sala e, só respondendo acertadamente a uma série de desafios, consegues abrir a porta para sair de lá. Existem vários em Lisboa e, aparentemente, existe um também no Google Street View. O objectivo? Promover a conferência anual da Google para programadores, onde também são apresentadas novidades que interessam a todos nós que usamos serviços Google.

A edição de 2018 da Google I/O pode ser só em Maio, como é habitual, mas a equipa responsável, do Google Developers, já começou a promover o evento… de uma forma bem original. Em jeito de teaser, criou um “escape room” no Street View. Respondendo aos vários desafios, é possível saber mais detalhes sobre a conferência, como as datas e o que pode ser anunciado.

Foi o que fizeram, por exemplo, os sites 9to5google e The Verge , com a ajuda da sua comunidade de leitores e de fóruns na plataforma Discord. A primeira pista para o “escape room” estava num tweet do Google Developers: uma combinação binária de zeros e uns, que, traduzida, aponta para o endereço google.com/io. A partir daqui, podes entrar dentro do edifício do Google Developers. Uma vez lá dentro, encontras vários itens, como um calendário a mostrar o dia 5 de Agosto (que, nos EUA, é o Dia Nacional da Irmã), um prato de sushi, o livro Sister Carrie, de Theodore Dreiser e fotos de irmãs, revela a equipa do 9to5mac.

Encontras também uma porta fechada com um código, mas, tendo em conta todas as referências a irmã, o 9to5mac descobriu que a palavra-secreta para abri-la é “Iwata”, o nome da cidade irmã de Mountain View. Não te queremos estragar o jogo, por isso, caso queiras saber as restantes soluções, aconselhamos-te a ler o artigo do 9to5mac, onde todas as pistas foram reveladas.

Por agora, contamos-te apenas o que este “escape room” permite descobrir. Primeiro que tudo, as datas e o local da I/O 2018 – a conferência vai acontecer entre os dias 8 e 10 de Maio  no Shoreline Amphitheatre, em Mountain View, na Califórnia, onde é a sede mundial da Google. Encontramos também uma tarte de ananás. Tendo em conta a tradição da Google de nomear as versões do sistema operativo Android com um doce, não seria de estranhar que, depois do Android O (de Oreo), lançado em 2017, venha aí o Android Pineapple (Android P).

Esta não é a primeira vez que a Google cria um jogo para apresentar os detalhes da I/O, como lembra o The Verge. No ano passado, a tecnológica utilizou a sua conferência anual para falar do Android Oreo, do Google Assistant, do Google Photos e do DayDream.

Previous Hikikomori, ou os jovens japoneses que têm medo de sair de casa
Next Pode ter-te passado despercebido: a cimeira das decisões está a terminar