Facebook vai dar prioridade aos conteúdos de amigos e família em detrimento das empresas

Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook vai sofrer várias alterações ao longo do ano porque se tem vindo a afastar do propósito para que foi criado.

O Facebook anunciou ontem que vai dar prioridade aos conteúdos publicados por familiares e amigos dos utilizadores em detrimento dos que têm “carimbo” de empresas, marcas ou meios de comunicação social.

O anúncio foi feito pelo fundador e conselheiro delegado do Facebook, Mark Zuckerberg, que indicou que as mudanças no funcionamento da plataforma estão orientadas para melhorar e tornar mais valiosas as experiências dos utilizadores da rede social.

“Recentemente, temos recebido comentários da nossa comunidade [de utilizadores] de que o conteúdo público, posts de empresas, marcas e meios de comunicação, está a excluir os momentos pessoais que nos levam a conectarmo-nos mais com os outros”, afirmou, numa publicação no seu perfil oficial no Facebook.

One of our big focus areas for 2018 is making sure the time we all spend on Facebook is time well spent.We built…

Publicado por Mark Zuckerberg em Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2018

“É fácil perceber como chegámos aqui. Vídeo e outros conteúdos públicos têm explodido no Facebook nos últimos dois anos. Dado que há mais conteúdos públicos do que posts dos nossos amigos e familiares, o equilíbrio do que aparece no feed de notícias afastou-se da coisa mais importante que o Facebook pode fazer, ajudar a conectarmo-nos uns com os outros, escreveu Mark Zuckerberg.

O fundador do Facebook afirmou ainda que há evidências resultantes de estudos académicos a esta tendência que sinalizam que este desequilíbrio não é positivo.

“As investigações mostram que quando usamos as redes sociais para nos conectarmos com pessoas com as quais nos preocupamos isso pode ser bom para o nosso bem-estar. Podemos sentirmo-nos mais ligados e menos sozinhos, e isso tem uma correlação com os índices de felicidade e saúde a longo prazo”, sustentou.

“Por outro lado, ler artigos ou ver vídeos de forma passiva, mesmo que sejam de entretenimento ou informativos, pode não ser tão bom”, acrescentou.

Zuckerberg afirmou que o Facebook encetou as mudanças nesta direcção no ano passado, e adiantou que os utilizadores da rede social vão começar a ver em breve mais publicações no seu mural de familiares, amigos e conhecidos.

Segundo os mais recentes dados oficiais, correspondentes a Setembro de 2017, o Facebook contava com uma média de 1,370 milhões de utilizadores activos diariamente.

News Feed FYI: Bringing People Closer Together

Publicado por Facebook em Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2018