É assim que o Facebook vai testar a credibilidade dos media

O Facebook tinha anunciado que ia questionar os utilizadores sobre a fiabilidade dos órgãos de comunicação, mas como é que decidiu fazê-lo? Com um inquérito de duas perguntas.

Como todas as experiências, o questionário vai começar a ser feito nos Estados Unidos e surge depois de o Facebook ter anunciado algumas mudanças no News Feed.

Na semana passada, a rede social anunciou que o News Feed passaria a dar prioridade aos media que os utilizadores considerassem mais confiáveis. E para saber quais são os órgãos mais credíveis, o Facebook vai fazer um inquérito usuários. A questão é que não se trata de um questionário propriamente longo ou pormenorizado. Na verdade, são apenas duas perguntas:

  • Reconhece os seguintes sites? Sim / Não
  • Quanto confia nestes domínios? Inteiramente / Muito / Um pouco / Mal / De modo nenhum

Um porta-voz do Facebook confirmou ao BuzzFeed News que esta é mesmo a única versão do inquérito e que as perguntas foram preparadas pela própria empresa e não por uma externa.

Continuing our focus for 2018 to make sure the time we all spend on Facebook is time well spent… Last week I…

Publicado por Mark Zuckerberg em Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018

Num post feito há duas semanas, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, explicou como os dados obtidos nos inquéritos seriam usados: “Na forma de inquéritos qualitativos contínuos, vamos agora perguntar às pessoas se estão familiarizadas com uma fonte de notícias e, em caso afirmativo, se confiam nessa fonte. A ideia é que alguns órgãos de comunicação social são confiáveis apenas para os seus leitores e espectadores, enquanto que outros são amplamente confiáveis na sociedade, mesmo por aqueles que não os seguem directamente. (Eliminamos da amostra aqueles que não estão familiarizados com uma fonte, para que o resultado seja um ratio entre os que confiam numa fonte e os que estão familiarizados com ela.) Esta mudança não vai mudar a quantidade de notícias que vês no Facebook. Vai apenas melhorar a balanço de notícias que vês de fontes que são confiáveis pela comunidade.”

A medida surge depois das anunciadas mudanças no News Feed que tanta tinta têm feito correr nos últimos tempos. Entre elas está a polémica decisão de privilegiar os conteúdos dos teus amigos, face àquilo publicado por páginas. No fundo, a intenção da empresa é colocar em primeiro lugar posts que promovam interacções entre amigos. A mudança está a preocupar os órgãos de comunicação social, habituados a ter no Facebook uma importante janela de distribuição de notícias.

Esta nova medida servirá também para, provavelmente, tentar combater as acusações de que o Facebook tem sido alvo relacionadas com as tão afamadas fake news. O papel da empresa na distribuição de notícias e a sua incapacidade para gerir a desinformação a circular na plataforma levou a várias críticas por parte de diversos especialistas; alguns afirmando que o Facebook teria de assumir responsabilidades editoriais.

O estudo contém apenas duas perguntas curtas e simples, mas com grandes implicações para os órgãos de comunicação social que dependem do tráfego da plataforma para ajudar a manter os seus negócios.