5 apps para te fazer cumprir as resoluções de ano novo

Ano Novo: Neste artigo condensámos 5 apps para servirem de empurrão para cumprires as tuas promessas de vida nova.

Depois da festa, a reflexão. O fim de um ano e o início de outro coincidem no momento em que revemos o que nos faltou fazer e aquilo em que queremos apostar no futuro. Ideias temos muitas, vontades mais ainda, mas das resoluções à concretização dos planos para o novo ano vai um passo grande, que muitas vezes fica perdido entre a preguiça e a falta de força de vontade.

Se este é o ano em que vais finalmente começar a beber 1 litro de água por dia, a pôr dinheiro de lado, a fazer exercício, a ter aulas daquela dança que sempre quiseste aprender, a desmaquilhar-te antes de ir dormir, a perder tempo contigo e com o teu crescimento pessoal, com os teus e o crescimento das relações que interessam, o Shifter está contigo. Neste artigo condensámos 5 apps para servirem de empurrão para cumprires as tuas promessas de ano novo. Para te ajudar a manter o foco, a responsabilizares-te pelo rumo da tua vida e a teres o prazer de te sentir realizado, aqui seguem, aplicações para todos os gostos, que deves manter por perto em 2018.

Way of Life (Android/iOS)

É a mais abrangente das que destacamos neste artigo. Se o teu objectivo for mesmo traçar um planos gerais do que será o teu novo ano. Serve para rastrear os teus hábitos, ajudando-te a cultivar os bons e a terminar com os maus. Permite-te criar lembretes e mensagens personalizadas para te manteres focado nas tuas resoluções. A ideia é que faças uma lista de tudo o que queres fazer no ano que chegou e app vai anotando as vezes que cumpriste o teu objectivo e aquelas em que o falhaste. Requer, obviamente, que a vás actualizando e que a uses diariamente para anotares os teus hábitos, mas pensa nela como uma mãe que ralha contigo quando não cumpres com as tuas obrigações, ou que pelo menos as anota a vermelho berrante, para que te sintas mal por teres passado completamente ao lado do que tinhas prometido a ti mesmo.

A app tem também uma componente de reflexão, que te convida a escrever sobre porque é que não mantiveste aquela resolução de Ano Novo naquele dia específico.

A versão gratuita permite-te escolher três objectivos para rastreares, mas um upgrade deixa-te definir um número ilimitado de metas. Um pequeno investimento que levará a grandes mudanças. Podes fazer download aqui para iOS e aqui para Android.

Headspace

Não é a primeira vez que te falamos da Headspace. Aliás, apresentámos-ta por ocasião de um artigo sobre as melhores apps para te facilitar o trabalho – que também pode ser muito útil na ocasião que aqui falamos. Porque o trabalho pode ser stressante, e mais stressante ainda pode ser pensar nisso logo no início do ano, é fundamental, para bem da nossa saúde, mantermos-nos calmos e relaxados durante o dia. A Headspace ajuda-te a relaxar, meditando. Se já meditavas, sabe que tens aqui uma boa app para te guiar no processo, se nunca experimentaste, aqui está um belo empurrão para o tornares uma resolução deste novo ano.

Está mais que provado que meditar só te traz benefícios, ao nível da saúde e do tempo que retiras para te dedicar a ti próprio. Tem o contra de ser daquelas apps que só pagando tens a full experience, mas na versão trial tens 10 aulas para experimentar, que depois podes replicar na tua vida, sem a ajuda digital. Diz-nos a experiência que a Headspace acaba por viciar e tens vários modos de pagamento para a poderes usar à vontade. Do design ao facto de ser mesmo muito intuitiva e esclarecedora, a app certa para quem decidiu que 2018 era o ano de trabalhar a ansiedade, os problemas de sono ou, simplesmente, de ser mais feliz. Disponível em iOS e Android.

Dinheiro++

Quem não precisa de ajuda as suas finanças pessoais? Aprender a economizar e a gerir melhor o dinheiro? Foi a pensar em todos nós que nasceu a Dinheiro++. Trata-se de uma app na qual podes sincronizar todas as tuas contas bancárias – seja crédito, empréstimos estudantis – e perceber exactamente o caminho do teu dinheiro. Percebes se estás a gastar demasiado em água, se andas a gastar muito naquela marca específica de cereais, se tens que economizar na luz. A Dinheor++ apresenta-se como a tua melhor amiga neste novo ano, em que decidiste ser mais poupado e arrumado com os teus gastos. Além de os monitorizar, a app também vai notar quando se passar algo fora do normal com as tuas contas, como valores fora do comum, e vai lembrar-te quando se aproximarem as contas para pagar. É grátis mas só está disponível para iOS e podes encontrá-la aqui.

FitNotes

Esta é para a promessa clássica. É este ano que regressas ao ginásio? Que te inscreves de uma vez por todas? Ou que passas a ir, para justificar a mensalidade que te é debitada da conta todos os meses? É que estar inscrito não basta e porque todos os incentivos são preciosos, a FitNotes ajuda-te a monitorizar todo o teu progresso físico. Numa só app podes encontrar os melhores exercícios para os teus objectivos, criar os teus planos de treino e acompanhar os teus resultados. É especialmente um sucesso entre os amantes de crossfit. Mas não te preocupes – a app é óptima tanto para especialistas em musculação como para os iniciados no ginásio. Existe em iOS e Android.

Duolingo

Se juraste a ti mesmo que este era o ano em que ias aprender coisas novas, inscrever-te em workshops ou passar noites a ver tutoriais no YouTube, sugerimos-te começares por estudar uma nova língua. A Duolingo é uma app gratuita de aulas que se adaptam ao teu próprio ritmo de aprendizagem. Podes aperfeiçoar o teu francês, inglês, espanhol ou ser mais audacioso e experimentar swahili, esperanto ou até as línguas valirianas de Guerra dos Tronos (sim, a sério, de calhar até devíamos começar o artigo por aí, certo?). Por ser gratuito, podes continuar as aulas até seres um autêntico profissional. Inicialmente, estabeleces um objectivo – uma bela feature, dado que estamos a falar de resoluções de ano novo – depois escolhes o teu próprio caminho, se queres começar pelos números, comida e cores, ou frases práticas que possas usar numa viagem, por exemplo. A app é muito intuitiva e permite-te ainda praticar com amigos! Aqui podes descarregá-la para iOS, aqui para Android.

Previous Irão termina o ano com mortes e protestos contra o Governo
Next As principais mensagens de ano novo: de Kim Jong a Dilma Roussef