O redesign do Reddit que vai chegar em 2018

O maior fórum da internet vai ter cara lavada no desktop.

Redesenhar o Reddit não é fácil. Como qualquer plataforma com milhões de utilizadores, mudar a organização dos conteúdos e dos botões – ou apenas o aspecto das coisas – implica um trabalho minucioso de análise do comportamento das pessoas, calculando os efeitos no negócio (sim, o Reddit é um negócio) que essas alterações podem ter a curto e longo prazo.

O Reddit tem a agravante de ter uma comunidade muito própria, habituada ao design do site, que é o mesmo desde 2005. Foi nas plataformas móveis que o Reddit mais conseguiu explorar novas linguagens de design, pois foram uma aposta recente, onde a equipa de designers basicamente criou uma interface do zero. Agora, o Reddit quer adaptar o site desktop com a mesma filosofia de design das apps Android e iOS. “É um projecto gigante e a transição vai demorar algum tempo”, escreveu Steve Huffman, co-fundador e director executivo do Reddit, no início de 2017.

Dez meses depois, na última edição do Web Summit, que decorreu em Lisboa, Steve apresentou pela primeira vez como vai ser o site do Reddit depois do redesign que está previsto para o início de 2018. As imagens partilhadas podem ainda sofrer alterações antes do lançamento do novo aspecto, mas já dá para ter uma ideia do que vai mudar.

Vista de cartões

No topo, passará a existir uma barra de pesquisa para rapidamente podermos aceder ao que queremos, em vez de uma lista confusa dos subreddits aos quais nos juntámos. Atalhos para o nosso perfil, mensagens e outras secções pessoais vão aparecer também logo em cima, numa organização limpa e fácil de compreender.

Vista clássica

Os subreddits terão um novo aspecto, parecido aos dos perfis que o Reddit lançou a meio deste 2017. Os utilizadores passarão a encontrar três vistas diferentes dos fóruns: uma de cartões, que privilegia o conteúdo visual (imagens, vídeos, GIFs…); a vista clássica, onde as imagens são meros thumbnails; e uma compacta, onde o que se vê é sobretudo texto – semelhante ao actual. Os gestores dos fóruns vão poder continuar a personalizar os seus espaços de discussão, mas com opções mais limitadas de forma a garantir um aspecto mais universal.

Vista compacta

O processo de fazer publicações no Reddit, seja no nosso perfil ou nos subreddits, está também a ser repensado – vamos poder escolher se queremos partilhar uma imagem ou vídeo, publicar ou link ou fazer um post mais rico, com diferentes formatos de conteúdo. Adicionar uma etiqueta, a localização ou identificar como NSFW passarão a ser opções mais visíveis.

Nova forma de fazer posts

Com este redesign, o Reddit espera agradar os utilizadores antigos mas também aos novos, tornando a filosofia e o funcionamento do site mais fácil de compreender para quem não o conhece. “O Reddit cresce primariamente através do passar-da-palavra. Muitos de nós evangelizam o Reddit e dizem às pessoas o quão fixe é, o impacto que teve nas nossas vidas, o quanto nos faz rir, etc, e depois essas novas pessoas decidem experimentar o Reddit pela primeira vez, sendo recebidas por uma distópica craigslist. Queremos resolver isso”, comentou Steve Huffman no Web Summit.

O novo Reddit virá acompanhado de uma nova funcionalidade chamada Reddit Chat, que permitirá aos utilizadores da plataforma discutir em tempo real e em privado umas com as outras – à semelhança do que acontece no Facebook ou LinkedIn, por exemplo.

Previous O dia em que nasceu o Metro de Lisboa
Next Aqui encontras músicas gratuitas para os teus vídeos