A recente loucura das criptomoedas num gráfico interactivo

Uma belíssima visualização de dados.

 

Bitcoin, Litecoin, Ethereum, Monero, Criptokitties… um manancial de novas palavras e expressões chegaram para dominar o espaço mediático online em 2017 e nos anos que se seguem. Apesar de serem conceitos e marcas conhecidos há alguns anos pelos especialistas em digital, as criptomoedas tiveram ao longo deste ano o seu verdadeiro boom… e não foi só mediático. Também em termos financeiros o mercado das criptomoedas conheceu em 2017 um crescimento verdadeiramente impressionante, mas esta aventura já começou há uns anos apesar da recente loucura.

É, aliás, isso que mostra a belíssima visualização de dados que começou a circular no subreddit r/DataIsBeautiful e que ilustra, com coloridos círculos, os desenvolvimentos deste mercado.

As várias cores representam os locais de origem de cada tecnologia e o seu tamanho representa o valor total da sua avaliação, algo que vai variando ao longo do tempo revelando a volatilidade destes produtos. A própria ilustração, recorrendo a círculos, conduz o nosso imaginário para o conceito de bolhas e, se há algo, que este gráfico nos permite visualizar é precisamente o que pode levar este mercado a esse estado.

As bolhas acontecem quando um produto financeiro é utilizado de um modo especulativo – isto é, sem a sua valorização se relacionar com a economia real –, algo de que facilmente se suspeita olhando por exemplo às constantes variações da bitcoin.

A possibilidade de as criptomoedas serem utilizadas como veículos de especulação ou para lavar activos tóxicos – à semelhança do que levou a falência dos bancos como o BPN, em que é conseguido dinheiro dando garantias que não valem nada – é real e, de certo modo, assustadora.

Mais uma vez recorrendo ao exemplo mais mediático, o da bitcoin, rapidamente encontramos notícias recentes reveladoras da intenção das reguladoras em prevenir a lavagem de dinheiro através deste tipo de esquema. E estudos que mostram por exemplo como todo o valor desta criptomoeda se podia dizimar se apenas 1000 vendedores resolvem transacionar o que têm em carteira.

Mais do que nos alertar simplesmente para o potencial explosivo do mercado, este gráfico dá-nos outras pistas mais positivas se cruzadas com exemplos de sucesso conhecidos. O crescimento e banalização deste tipo de tecnologia pode tornar a venda aberta de tokens (ICO) uma boa forma de financiamento de ideias de negócio. A principal questão que devemos levantar à entrada deste mundo deve ser especialmente o que vamos lá fazer. Dada a expansão do mercado e o carácter realmente inovador por exemplo do ethereum, a possibilidade de as criptomoedas se tornarem obsoletas ou puramente fraudulentas é relativamente baixa, em sentido inverso, a probabilidade de rombos financeiros severos nas moedas mais valiosas existe e não pode ser ignorar.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.