Uma rede social para discussões civilizadas

A Kialo foi especialmente desenhada para discussões, não no sentido do confronto do termo, mas no sentido do esclarecimento e da possibilidade de demonstração de pontos de vista.

Diariamente são capazes de surgir inúmeras aplicações e plataformas sociais na internet, mas poucas são as que conseguem ter uma oferta realmente diferenciadora das já existentes, pelo que os seus ciclos de vida acabam por ser curtos. Apesar da persistência de algumas desses serviços, acabamos sempre por ir parar às big networks (Facebook, Twitter…).

Ainda assim, o Quora agarrou as perguntas para se tornar atractivo e o Medium pegou no blogging… Todavia, estes são apenas alguns exemplos que se podem somar a esta lista de redes sociais alternativas e profícuas, onde incluímos mais uma concorrente a considerar: a Kialo.

A Kialo é uma rede social especialmente desenhada para discussões, não no sentido do confronto do termo, mas no sentido do esclarecimento e da possibilidade de demonstração de pontos de vista. Para o efeito, a interação entre utilizadores e com a plataforma foi pensada ao pormenor de modo a potenciar a diversidade de pontos de vista e a possibilidade de vários níveis de aprofundamento de uma discussão.

O resultado é verdadeiramente interessante, com excelentes aplicações de design a resultarem em formas de visualização do conteúdo originais na internet.

Um dos sinais do valor inovação por trás desta aplicação é, por exemplo, convite endereçado a Errikos Pitsos para que apresentasse a sua plataforma numa palestra em Harvard. Nessa apresentação, Pitsos começa por explicar em traços simples mas objectivos o que caracteriza e diferencia a sua proposta: “a ideia é minimizar a emoção e privilegiar a razão”.

Com um mecanismo de sistematização das discussões, que faz com que diferentes pontos de vista possam ser avaliados e comparados sem estarem em confronto directo e em trocas argumentativas infinitas, a Kialo minimiza algumas das tentações mais comuns na internet, por exemplo nas caixas de comentários.

Podes conhecer melhor a Kialo e experimentar a plataforma aqui.

Previous Que tipo de europeu és tu? Faz o teste
Next Médico português entre os mais influentes no mundo da saúde