Mantém o teu e-mail limpo e arrumado com a Inbox Zero

Só uma caixa de e-mail vazia e organizada nos permite ser produtivos sem stress.

O conceito não é novo, nem nasceu com o surgimento desta app que hoje te apresentamos. Inbox Zero foi um termo introduzido em 2007 pelo especialista em produtividade Merlin Mann que se traduz na ideia de que apenas uma caixa de e-mail vazia e organizada nos permite ser produtivos.

Na sua exposição, Mann definiu as 5 acções tipo que podem dar sequência a um e-mail, apagar, delegar, responder, deferir ou fazer e uma série de outras boas práticas como: Não deixar emails abertos, arquivar ou apagar o máximo de e-mails, reencaminhar para alguém que saibamos ter mais capacidade de responder, calendarizar tempo para responder a emails, etc.

Agora, uma empresa belga, especialista em comunicação B2B resolveu aplicar o conceito a um software e disponibilizá-lo gratuito para toda a gente e para todas as plataformas. InboxZero, a app, resulta da sistematização e programação das regras de gestão de e-mail na empresa, sendo a forma destes especialistas em IT partilharem os seus segredos de produção.

A aplicação agrupa todos os e-mails por contacto, criando conversações semelhantes às que existem nas apps de messaging e engloba uma série de outras funções muito úteis para manter um ambiente organizado, por exemplo, um sistema de etiquetagem de e-mails, ou um repositório de todos os anexos.

Uma vez que o consumidor final não é o foco da empresa responsável pelo desenvolvimento do produto, a aplicação é totalmente gratuita. Para já, suporta os principais clientes de e-mail como Gmail, Yahoo, Outlook, entre outros, com a promessa de que o software continuará a evoluir garantindo a compatibilidade com todos os servidores – algo que não é possível actualmente, por exemplo, com o e-mails de domínio @shifter.pt.