Quem és tu comparado com a Kim Kardashian? 

Esta calculadora dá-te uma ideia de qual seria o valor justo a cobrar a uma marca por um post no teu Instagram.

O marketing de influência chegou para ficar… e para invadir as redes sociais. Posts patrocinados, produtos estrategicamente posicionados em frames, Stories e posts no Instagram… são as novas peças de comunicação das marcas, onde estas tentam camuflar a sua intenção comercial com a influência de celebridades.

Selena Gomez, Ariana Grande, Kim Kardashian, Justin Bieber, you name it… do mundo da música, da moda ou simplesmente da fama, os influenciadores são personalidades que acumulam milhares (e milhões) de seguidores nas suas redes sociais, aumentando exponencialmente o valor que a sua rede de contactos tem.

Quanto mais seguidores, mais valioso é cada post, mas a equação não termina aqui. Outro ponto importante é o engagement, ou seja, a capacidade dessa pessoa de atrair interacções – gostos, comentários, partilhas. São todas estas métricas juntas – e mais umas quantas em que estas se podem desdobrar – que nos dão o potencial capital de influência de cada post. Para os marketeers: o retorno estimado para o investimento neste meio.

Foi baseado nestes cálculos e na tentativa de clarificar melhor o mercado sobre o que é isto de ser influenciador que uma agência da área criou uma calculadora que compara o nosso perfil de Instagram com o das principais figuras deste universo. Assim podes ficar com uma ideia de qual seria o valor justo (segundo esta estimativa) a cobrar a uma marca por um post nas tuas redes sociais, qual a tua percentagem de engagement e, por último, qual seria o multiplicador do teu retorno caso decidiste investir nesta via.

Nada disto é linear nem 100% objectivo – como, aliás, nem o mercado o é. Uma das críticas que é feita a este tipo de estratégia de comunicação tem a ver com a dificuldade em medir a taxa de conversão de cada contacto, uma vez que as métricas utilizadas – interacções, seguidores, alcance dos posts… – nem sempre medidas com clareza o impacto das publicações dos influenciadores. O número de pessoas pessoas que identificam o post como publicidade ou as diferenças entre os segmentos-alvo do influenciador e da marca anunciante são alguns pontos importantes e que, numa abordagem simplista, acabam por ficar muitas vezes fora da análise.