Aqui encontras músicas gratuitas para os teus vídeos

Facebook, YouTube e Apple disponibilizam sons que podes usar sem restrições nos teus projectos!

Os criadores de conteúdosfilmmakers, vloggers… – têm todos com um grande-pequeno problema na hora de editar os seus vídeos: banda sonora e direitos de autor. É que, muitas vezes, aquela música que faz mesmo sentido naquele clip pertence alguém e a alguma editora, não podendo ser usada sem mais nem menos.

Usando sons protegidos pelas leis de direitos de autor, os criadores arriscam-se a que os seus vídeos sejam removidos pelo YouTube ou Facebook, que desenvolveram sistemas sofisticados de inteligência artificial capazes de analisar o áudio dos vídeos e de detectar eventuais músicas não autorizadas. Ou, em alternativa, esses vídeos ficam impossibilitados de serem monetizados, o que significa menos dinheiro para quem os criou.

Esta questão das músicas e direitos autoriais levanta sempre debates complexos, de onde dificilmente sai uma única resposta. De um lado, editoras e músicos querem ser recompensados pelo trabalho que fazem ou distribuem. Do outro, os criadores de conteúdos defendem que o uso de excertos de músicas nos seus vídeos pode divulgar determinadas faixas e artistas – quantas vezes já não descobrimos um talento desconhecido por o ouvimos num anúncio ou num filme? Há alguma a posição das plataformas online, que simplesmente querem lavar as suas mãos deste assunto, livrando-se de qualquer responsabilidade judicial pela partilha indevida de música através do prático bloqueio.

Talvez a solução mais prática e imediata é recorrer a bibliotecas de áudio gratuito e de livre utilização. Quer o Facebook como o YouTube têm as suas colecções sonoras que os criadores podem utilizar à vontade nos seus vídeos; também a Apple disponibiliza sons nas aplicações iMovie, GarageBand e Final Cut Pro; e existem outros sites pela internet fora.

Facebook

O Facebook Sound Collection foi lançado recentemente, fruto da atenção reforçada que a rede social começou a dar aos criadores. Aqui encontras faixas completas criadas por artistas independentes, a convite do Facebook, bem como jingles e efeitos sonoros que podes usar!

YouTube

O YouTube Audio Library já tem uns aninhos. Tal como a biblioteca do Facebook, aqui encontras músicas completas e também efeitos sonoros. O YouTube disponibiliza também um directório de músicas comerciais e das políticas definidas para elas pelos detentores dos direitos autorais, ajudando os criadores a perceberem o que acontece caso usem o “Gangnam Style” do Psy, o “Uptown Funk” do Mark Ronson ou outra faixa num vídeo.

Apple

A Apple criou uma variedade de loops e efeitos sonoros que podem ser utilizadores em vídeos (e não só). Estão disponíveis através das aplicações iMovie, Final Cut Pro ou GarageBand.

Outras opções

Outras bibliotecas de áudio que podem dar-te jeito:

Previous O redesign do Reddit que vai chegar em 2018
Next Um motivo para deixarmos de ver Big Bang Theory?