O sítio da Internet onde não existem limites à criatividade

A [adult swim] deve o seu sucesso à constante aposta na criatividade sem preconceitos virada para os mais crescidos.

O Adult Swim é a versão nocturna do canal Cartoon Network. Em emissão entre as 20h e as 6h da manhã, dedica a sua programação a um público mais crescido do que o matutino e aproveita por isso para extravasar em todos os parâmetros criativos.

A programação não deixa dúvidas e quem já viu, por exemplo, Rick & Morty ou Samurai Jack sabe que deste canal de animação se pode esperar absolutamente tudo, menos limites. Quem já assistiu a uma transmissão em directo do canal norte-americano – com emissões em mais 6 países – sabe também que para além da criatividade dedicada às produções, até os anúncios da [adult swim] primam por esta característica – mal comparado, lembremo-nos do Canal Q. 

No ar desde 2001, com um progresso ascendente até ao estatuto que lhe reconhecemos hoje, a [adult swim] deve o seu sucesso à constante aposta na criatividade sem preconceitos virada para os mais crescidos. Já falámos da narrativas das séries animadas, dos intervalos entre elas, fica a faltar a vertente digital do canal – o verdadeiro motivo deste artigo.

O canal aposta constantemente em declinar as suas principais séries de animação para conteúdo online e o resultado é sempre original, embora só algumas das vezes seja demarcadamente positivo. As paródias, os behind the scenes ou as colaborações criativas entre artistas sob uma determinada temática são importantes elementos na construção de todo este universo.

Um universo com um canto escondido, especialmente dedicado aos geeks, onde nos podemos perder por horas entre experiências interactivas criadas a partir dos elementos do canal. Há experiências para todos os gostos e ocasiões. No total são cerca de 50 pequenos jogos que, recorrendo, a linguagens de programação dão nova vida aos personagens do canal.

Uns com um objectivo definido e intuitivo, outros, com uma espontânea explosão de cores, efeitos e objectos controlados pelo rato, entre as várias micro-criações da adult swim conseguimos perder muito tempo e… ganhar muita inspiração. Certos jogos, como o Elastic Man, têm um potencial relaxante efectivo, noutros casos é a simples celebração de uma loucura efusiva, colorida e feliz que nos pode inspirar, relembrando que a verdadeira criatividade nunca tem limites.