A Uber veio ao Web Summit prometer carros voadores em 2020

A tecnológica vai colaborar com a NASA neste projecto.

Uber carros voadores Web Summit

A Uber anunciou hoje no palco principal do Web Summit, em Lisboa, a assinatura de um acordo de colaboração com a NASA para a gestão do tráfego no espaço aéreo urbano.. Esta colaboração facilitará operações seguras e eficientes de sistemas aéreos não tripulados (UAS na sigla em inglês). Além disso, a Uber revelou o início das operações da UberAIR em Los Angeles em 2020.

O acordo entre a Uber e a NASA, através da participação da tecnológica no Projecto UTM da agência especial norte-americana, permitirá iniciar os primeiros voos de demonstração do UberAIR num conjunto de cidades norte-americanas selecionadas em 2020. Esta é a primeira colaboração da Uber com uma agência governamental com o objectivo de operar uma rede aérea de partilha de viagens a nível global.

Em Lisboa, a Uber divulgou também um vídeo que mostra pela primeira vez como será a experiência UberAIR.

A Uber planeia explorar oportunidades adicionais de colaboração com a NASA que irão desempenhar um papel importante na abertura do novo mercado de mobilidade aérea urbana. Esta colaboração faz parte do compromisso que a NASA tem com o Projecto UTM, que inclui outros parceiros e cuja tecnologia permitirá a operação segura e eficiente de sistemas UAS a baixas altitudes com segurança e facilidade.

 

A Uber seleccionou Los Angeles como a segunda cidade norte-americana, depois de Dallas, onde UberAIR estará disponível. O objectivo é começar em 2020 os testes deste novo serviço, que consistirá numa rede de aeronaves eléctricas que vão permitir voos urbanos com um máximo de quatro passageiros. Estes veículos elétricos de descolagem e aterragem verticais (VTOLs) diferem dos helicópteros por serem mais silenciosos, seguros, acessíveis e respeitadores do meio ambiente.

Utilizando os dados das rotas mais populares em viagens com a Uber, e procurando dar uma alternativa aos trajectos rodoviários mais congestionados, o UberAIR será projectado para ajudar a reduzir os congestionamentos de tráfego e os tempos de deslocação, contribuindo a longo prazo para a redução das emissões poluentes nas cidades.

Previous Já é conhecido o cartaz completo e horários do Vodafone Mexefest
Next Em contagem decrescente para Revival, o novo álbum de Eminem