23 minutos é o tempo ideal para ser feliz com o Facebook

Dados recolhidos pelo Moment - uma aplicação para iPhone que monitoriza o tempo que gastamos em cada app.

As redes sociais são óptimas para estar a par do que os amigos estão a fazer e do que se passa à nossa volta, principalmente de temas que são os nossos interesses. Mas se passarmos lá demasiado tempo rapidamente nos cansamos delas ou ficamos frustrados com esse tempo que não aplicámos noutra tarefa qualquer.

Dados recolhidos pelo Moment – uma aplicação para iPhone que monitoriza o tempo que gastamos em cada app e que nos pergunta se estamos satisfeitos com esse “investimento” – mostram que as pessoas que passam menos tempo nas redes sociais estão, em média, mais satisfeitas com a sua experiência do que aqueles que despendem nelas mais tempo.

Captura de Ecrã da app Moment (Kevin Holesh/Moment)

O Thrive Global e o Quartz compilaram a informação do Moment, de mais de 13600 utilizadores, em gráficos que mostram o tempo médio que os utilizadores “felizes” gastam em cada uma das aplicações: 23 minutos para o Facebook, 31 minutos para o Instagram, 20 minutos para o Twitter, 43 minutos para o YouTube, 30 minutos para o Reddit e 44 minutos para o Snapchat.

Gráfico © Thrive Global

Outro gráfico do Quartz mostra quantas vezes os utilizadores vão a app por dia: 7 para o Facebook, 8 para o Instagram, 5 para o Twitter, 8 para o YouTube, 8 para o Reddit e 13 para o Snapchat.

Um terceiro gráfico indica que é com o tempo gasto no Facebook que os utilizadores se sentem menos felizes, em oposição ao Twitter, Reddit e YouTube, por exemplo.