Dá ouvidos aos podcasts em Portugal

O Shifter partilha contigo algumas das nossas preferências de podcasts portugueses.

Falar, conhecer ou aprender aos ouvidos das pessoas no próprio quotidiano não são tarefas para ignorar. Hoje em dia, os podcasts ocupam um lugar especial na rotina dos portugueses, substituindo muitas vezes a música e/ou a animação radiofónica. Os formatos dispersaram-se. Não é de estranhar uma pessoa que comece a assistir a uma história no carro, no caminho de casa para a estação dos comboios, que ouça uma entrevista no trajecto suburbano até ao emprego e que posteriormente trabalhe escutando um bálsamo humorístico. É neste sentido que o Shifter partilha contigo algumas das nossas preferências de podcasts portugueses.

Conta-me tudo

Um bar, um público, um microfone e uma pessoa a contar uma história. David Cristina, o mestre de cerimónias apenas quer que o que se diga e se ouça seja verdadeiro e genuíno. Conta-me Tudo são trechos de 15 minutos em que alguém, mais ou menos conhecido do público, sobe a um palanque e presenteia a plateia com um episódio da sua vida. Não se pede que seja engraçado, dramático ou extraordinário. Quem ouve percebe que o orador vai contar uma história que significou algo para ela em dada altura da vida. O resto e o mais saboroso é a partilha.

Ar Livre

O Ar Livre é a negação de todas as coisas e o somatório de todas estas. Senão vejamos: não é um podcast humorístico, mas também é; não é um podcast sério, pesado e profundo, ou também o é; não é leve, ligeiro e descontraído, todavia também o é. Salvador Martinha conseguiu condensar em 30 minutos semanais, um desabafo sincero que toca nos assuntos do quotidiano e nos dilemas morais da vida. Dá para rir muito mas ao mesmo tempo dá para pensar. Ar Livre é especial e por isto tudo é preciso preservá-lo.

Com o Humor Não se Brinca

Nelson Nunes concebeu um livro onde foi ouvir os mais variados humoristas portugueses sobre o meio profissional onde vivem. Pouco tempo depois, surgiu um podcast com o mesmo nome da publicação que é no fundo uma extensão com voz daquilo que foi construído. Aliado a Fernando Alvim, os dois entrevistam semanalmente um humorista dos nossos, onde estes dão a conhecer uma faceta pessoal e longe da persona humorística. Com o Humor Não se Brinca é uma proposta descontraída sobre um profissional do humor com a capa de fazer rir colocada no bengaleiro.

A Beleza das Pequenas Coisas

As histórias fazem parte da vida jornalística de Bernardo Mendonça, contudo neste podcast a narrativa provêm do lado do interlocutor. Através de longas mas profundas conversas, o jornalista do Expresso conseguiu um formato de entrevistas de vida com perguntas especiais e respostas fora do que é comum. Cada emissão de mais de uma hora dá a conhecer o percurso de uma figura pública fora dos cânones que estamos habituados. A Beleza das Pequenas Coisas permite que o entrevistado converse com ouvinte e que naturalmente o prenda até ao final de cada episódio.

Linha Lateral

O desporto também tem de estar presente nesta lista de boas audições. Futebol falado e discutido nos mais variados quadrantes geográficos e com respeito pelos intervenientes, é esta a proposta de Luís Cristóvão e Tiago Estêvão. Semanalmente os dois especialistas e comentadores do desporto-rei atentam no que se tem passado nos grandes campeonatos, com especial enfoque nas nuances tácticas e técnicas do futebol português. Linha Lateral não conta com polémicas parvas e debate o futebol que todos gostamos de assistir.

Três Pancadas

Directamente das ruas de Portugal para os ouvidos de todo o mundo chega Três Pancadas, um podcast com o complemento de vídeo em que Sam the Kid, Sir Scratch e João Moura conversam de forma descomprometida e sempre interessante com nomes fortes da cultura hip hop nacional. É uma das iniciativas regulares do projecto de Samuel Mira, Tv Chelas, e tem atraído a atenção de todos os amantes da cultura. Pequenas histórias inéditas, um MC desconhecido ou aquele clássico de que nunca tinhas ouvido falar são alguns dos ingredientes que estes três nomes fortes trazem semanalmente para a mesa.

É Apenas Fumaça 

Esta sugestão não é uma novidade no Shifter mas neste formato sim. Depois de te aconselharmos a newsletter deste projecto, é a vez de irmos directamente ao centro da questão e sugerir o seu ex libris, o podcast. Sem uma periodicidade muito vincada, o É Apenas Fumaça traz-nos entrevistas sempre pertinentes e com testemunhos importantes sobre a realidade em debate. O seu foco são é a política e a sociedade com especial destaque para as temáticas que noutros circuitos mediáticos acabam marginalizadas.