Há mais um planeta semelhante à Terra que pode ser habitável

A pensar em mudar de casa? O Ross 128 b está a apenas 11 anos luz de distância.

Uma equipa internacional de astrónomos anunciou a novidade no jornal científico Astronomy and Astrophysics. O planeta descoberto chama-se Ross 128 b e fica localizado a 11 anos luz, um pouco mais distante do que Proxima Centauri b, o planeta mais próximo fora do nosso sistema solar. Aparenta ser rochoso e terá temperaturas semelhantes às que sentimos na Terra, o que pode significar a existência das condições ideais para a existência de vida.

Descoberto em 2016, orbita a estrela Proxima Centauri, conhecida por ser uma estrela anã vermelha, bastante activa. Por outro lado, este planeta não corre o perigo de ser excessivamente bombardeado com radiações provenientes do seu astro, por se tratar de uma estrela da classe M dwarf, mais pequena e mais vermelha do que o nosso Sol, sendo mais “apagada”, o que favorece a deteção dos exoplanetas circundantes, explica a Cnet.

A combinação de uma estrela “calma” e estando relativamente próximo do sistema solar, faz com que o Ross 128 b passe para o top dos planetas habitáveis que devem ser olhados com maior atenção pela comunidade científica.

Os astrónomos estão a aguardar a instalação e início de funções dos satélites de próxima geração para poderem investigar melhor a atmosfera do Ross 128 b e tentar encontrar sinais de vida.