O OnePlus 5 já parece um telemóvel de 2017

O novo OnePlus 5T vai custar 499 euros.

A chinesa OnePlus, que ficou conhecida no mercado pela sua capacidade de produzir smartphones Android de topo a preços acessíveis, acabou de lançar um novo telemóvel. O OnePlus 5T é uma actualização do OnePlus 5, apresentado no início deste ano. Tem um ecrã maior, uma vez que grande parte da moldura frontal foi eliminada. A dupla câmara traseira foi polidas e a entrada de 3,5 mm (que desapareceu, por exemplo, do Google Pixel) para auscultadores foi mantida.

O OnePlus 5T vem, assim, com um ecrã OLED de 6 polegadas (o modelo anterior tinha 5,5), tendo sido eliminadas as bezels, o que não compromete o tamanho do equipamento. O aspect ratio passou a ser de 18:9, especificação que começa a ser o novo padrão da indústria – do Galaxy S8 ao iPhone X. Como o ecrã é mais alto, foi aumentada a resolução, que é agora de 1080 x 2160 pixels. Tem uma densidade de 401 pixels por polegada, garantindo imagens nítidas.

Com o novo ecrã e a eliminação da moldura, o leitor de impressões digitais que no OnePlus 5 pode ser encontrado na parte da frente foi movido para a traseira em alumínio do equipamento, tendo sido colocado alinhado com o logo da marca e protegido com cerâmica. De resto, o novo OnePlus 5T é visualmente muito parecido com o seu antecessor, parecenças que existem também nas especificações técnicas. A bateria é a mesma de 3300 mAh com carregamento rápido, o processador é o mesmo Snapdragon 835 com gráficos Adreno 540, existem as mesmas opções de RAM (6 ou 8 GB) e as mesmas capacidades de armazenamento interno (64 ou 128 GB).

Contudo, existem diferenças na câmara traseira. Em vez de uma combinação de uma lente de grande amplitude e de outra lente de telefoto, como no OnePlus 5, o novo 5T vem equipado com uma lente secundária específica para situações de pouca luminosidade. As duas lentes têm uma abertura de f/1.7, o que permite entrar muita luz no obturador. A lente principal é uma Sony IMX 398 com 16 megapixels de resolução; a secundária oferece 20 megapixels.

No que toca a sistema operativo, o OnePlus 5T vai ser lançado com a versão Android 7.1 Nougat, mas os utilizadores vão poder actualizar o equipamento com o novo Android 8 Oreo num futuro próximo. O equipamento vai estar à venda a partir de 21 de Novembro; a versão de 64 GB custará 499 euros em Portugal e a de 128 GB poderá ser comprada por 559 euros.