iPhone X é frágil e dispendioso de reparar, indicam testes de resistência

"Apesar de a Apple dizer que este é o vidro mais resistente de sempre de um smartphone, o iPhone X é o iPhone mais frágil que testámos até agora".

Um iPhone X está à venda por 1179 euros mas o verdadeiro preço do mais recente telemóvel da Apple está escondido. Em caso de acidente, como uma queda, os custos de reparação podem ser avultados. O ecrã que ocupa praticamente toda a parte frontal do equipamento e o vidro na traseira não ajudam a torná-lo num equipamento resistente.

A SquareTrade, uma empresa que comercializa seguros para equipamentos informáticos, analisou o iPhone X e concluiu que se trata do modelo mais frágil e mais caro de reparar de sempre, podendo exigir aos consumidores um “investimento muito acima do seu valor de compra inicial”. “Os testes mostram que o mais recente modelo de iPhone compromete a resistência em prol do design, levando a um aumento do custo de reparação para os consumidores”, lê-se numa nota enviada às redacções.

É legítimo achar comprometedores testes de resistência realizados por uma empresa que faz dinheiro a vender seguros contra acidentes, mas a SquareTrade já tem experiência neste tipo de avaliações e, mais importante, é uma voz alternativa à das fabricantes. Uma coisa é a Apple dizer-nos que o iPhone X é resistente, mas agora podemos comparar a palavra da tecnológica com os testes independentes da SquareTrade.

Esta empresa recorre a um vasto conjunto de robôs especificamente concebidos para deixar cair, dobrar e imergir os dispositivos, tentando perceber como estes se comportam no desenrolar das actividades diárias dos utilizadores. Realizando um teste de queda frontal, bastou uma queda para o iPhone X se despedaçar, o ecrã deixar de funcionar e o reconhecimento facial falhar por completo. Deixando cair o smartphone de lado, os danos sentiram-se sobretudo no interior do equipamento. Já uma queda traseira deixou destruiu por completo o painel do verso do equipamento, deixando ainda fragmentos de vidro soltos.

“Apesar de a Apple dizer que este é o vidro mais resistente de sempre de um smartphone, o iPhone X é o iPhone mais frágil que testámos até agora, refere Jason Siciliano, da SquareTrade. “A fragilidade do iPhone X, juntamente com os quase 500 euros que a Apple cobra por reparações, tornam-no num modelo de risco elevado”, completa. Para prevenir o pior, se calhar o melhor é usar protetores de ecrã, capas, ou um equipamento globalmente mais resistente.

Previous Al Gore, o Presidente das alterações climáticas
Next Vai haver mais uma trilogia de Star Wars