Firefox Focus: um browser que não te persegue

Se procuras um browser que respeita o teu espaço e ao mesmo tempo é simples de usar, experimenta o Firefox Focus.

Talvez a principal diferença entre o Firefox e os outros browsers mais conhecidos é que é desenvolvido por uma empresa sem fins lucrativos, a Mozilla. Quer isso dizer que, ao contrário da Google com o Chrome, por exemplo, não existe por parte da Mozilla qualquer motivação ligada ao Firefox de ganhar dinheiro para além daquele que é necessário para a sustentabilidade do projecto. Assim, se a Google precisa de recolher o maior número de dados dos utilizadores para aumentar as receitas de publicidade, a Mozilla não precisa disso.

Prova desse compromisso é o lançamento do Firefox Focus para as plataformas móveis no final do ano passado e a continuação do seu desenvolvimento ao longo deste 2017. O Firefox Focus é um browser sem qualquer tipo de rastreadores (trackers), isto é, que não te persegue através da publicidade nos sites, dos códigos de estatísticas ou das plataformas sociais. Tudo pela tua privacidade e pelo teu direito a navegar na web sem que alguma empresa ou outra entidade siga os teus passos.

Com o Firefox Focus, também não tens histórico de navegação – sempre que fechas um separador, tudo o que fizeste nele é eliminado do teu telemóvel. Por isso, se fores ao Facebook neste browser, terás de inserir o username e password em cada uma dessas vezes. Os únicos dados pessoais que, por pré-definição, são monitorizados pelo Firefox Focus são os respectivos ao uso do browser e esse acompanhamento é feito exclusivamente pela Mozilla com vista ao melhoramento da aplicação. Esta política está clarificada aqui e, caso não concordes com ela, podes desactivar a partilha de informação com a Mozilla.

Para que a tua privacidade esteja ainda mais protegida, o Firefox Focus mostra-te uma notificação sempre que estiver aberto para que possas rapidamente fechar a página web aberta. Podes também defini-lo como teu browser padrão; dessa forma, vais estar a navegar automaticamente em modo privado sempre que queres pesquisar ou ver alguma coisa na web. Um pormenor importante para quem usa Android: o Firefox Focus é compatível com o Gboard, o teclado oficial da Google. Assim, sempre que usares o Firefox Focus, a Google não vai memorizar as tuas palavras para melhorar a previsão de escrita.

Além do Firefox Focus, disponível quer para iOS como para Android, a Mozilla continua a desenvolver a versão padrão do Firefox para estes dois sistemas operativos.

Previous Shifter foi ao Inferno do Canal Q falar sobre o Web Summit
Next LCD Soundsystem anunciam concerto duplo no Coliseu de Lisboa