Facebook lança nova app para tentar convencer os youtubers

O Facebook Creator é uma nova app que ajuda os criadores de conteúdo a gerir os seus perfis ou páginas.

O Facebook lançou uma nova app para ajudar os criadores de conteúdo, especialmente aqueles que produzem vídeo, a gerir melhor o seu perfil ou página. Com o Facebook Creator, podes gerir os teus posts, responder às mensagens do Messenger e aos comentários no Instagram, e ver as últimas estatísticas.

O lançamento do Facebook Creator (para iOS; versão Android em breve) é a mais recente ofensiva do Facebook ao YouTube. A rede social está levar muito a sério o vídeo e quer convencer os criadores de conteúdo neste formato a apostarem na sua plataforma.

Em Agosto, lançou nos Estados Unidos o Facebook Watch, um serviço de streaming integrado na rede social onde os criadores podem lançar as suas séries, divididos em episódios e temporadas. No Watch, os utilizadores podem seguir os programas que lhes interessam e ser notificados sempre que existir um novo episódio, que é adicionado automaticamente à sua Watchlist. O Watch está disponível na versão desktop do Facebook, nas apps móveis e também na aplicação para televisão (Apple TV, Amazon Fire TV e Samsung Smart TV). A expectativa do Facebook é expandir o Watch globalmente.

A nova app Creator pretende ajudar os criadores a gerir melhor as suas séries e episódios no Watch. No entanto, a aplicação está disponível para todos os utilizadores que tenham um perfil ou página pessoal no Facebook, oferecendo funcionalidades exclusivas, nomeadamente:

  • novas opções de posts, nomeadamente a possibilidade de promover uma sessão de perguntas e respostas;
  • publicação simultânea no Facebook, Instagram e Twitter, através da caixa de publicação tradicional ou da Facebook Camera (é possível publicar Stories);
  • um separador que aglutina mensagens do Messenger, comentários do Facebook e notificações do Instagram. Assim, é possível gerir todas as interacções com os seguidores/fãs num único local;
  • ferramentas para o Facebook Live, como adicionar uma introdução ao directo, criar stickers personalizados com que os espectadores podem “brincar” durante a transmissão, ou personalizar o vídeo com uma moldura que identifique o programa/criador;
  • acesso a métricas dos vídeo e a estatísticas demográficas.

Welcome to Facebook for Creators

Facebook for Creators is here! Find out how to turn that amazing thing you do into an even more amazing thing. Tap here to get inspired and learn more: www.facebook.com/creators

Publicado por Facebook em Quarta-feira, 15 de Novembro de 2017

Utilizando o Facebook Creator com um perfil, as funcionalidades serão mais limitadas. Por exemplo, não é possível ter o separador de mensagens ou estatísticas com o mesmo nível de profundidade que comparativamente a utilizar uma página (nota: tem de ser uma página pessoal, isto é, que represente uma pessoa).

O lançamento do Facebook Creator chega numa altura conturbada para o YouTube. Apesar de ainda beneficiar de uma posição privilegiada junto dos criadores, o YouTube tem sido acusado por alguns dos maiores youtubers de dar mais atenção aos anunciantes que à comunidade de criadores. O vlogger Casey Neistat, que tem quase 2 mil milhões de assinantes na plataforma, sintetizou esta questão num dos seus últimos vídeos, referindo-se à polémica desmonetização de vídeos que, de forma dúbia, tem estado a afectar alguns dos youtubers.

O Facebook ainda não oferece as possibilidades de monetização do YouTube, sendo que, para já, a melhor forma de os criadores fazerem dinheiro com os seus conteúdos é negociando vídeos pagos com marcas e anunciantes, podendo depois identificar esses conteúdos com uma etiqueta “Pago”. Outra alternativa é usar o Facebook para vender merchandise. O Facebook está a testar intervalos publicitários no meio de vídeos, mas esta funcionalidade está neste momento restrita a alguns parceiros. A empresa de Mark Zuckerberg criou um portal para ajudar os criadores de conteúdos a aproveitar melhor todas as ferramentas do Facebook e convida todos eles a juntarem-se à comunidade e a usar a nova app – podem fazê-lo aqui.

O Facebook Creator é um relançamento do Facebook Mentions, a aplicação que anteriormente era exclusiva para perfis e páginas verificadas. A versão iOS pode ser descarregada aqui; a versão Android estará nos próximos meses disponível aqui.