Carlos Moedas no Web Summit: “Temos que defender as pessoas”

O deputado da Comissão Europeia falou na Web Summit sobre a importância da tecnologia.

Carlos Moedas é o comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação. No segundo dia da Web Summit, falou sobre a importância da tecnologia como forma de combate às alterações climáticas e regularização política do mundo actual.

Em declarações ao Shifter, o delegado europeu defende a necessidade de se aliar a tecnologia e a política. “Hoje as decisões não são só tecnológicas”, referiu Carlos Moedas. “Num mundo em que a tecnologia está a entrar nas indústrias reguladas, como a saúde e a educação, vai ter que haver sempre uma escolha política: os empreendedores do futuro vão ter que saber trabalhar melhor com os políticos e com os reguladores”, esclareceu.

Para o comissário, esta é uma nova abordagem e marca uma quebra com o anterior paradigma do empreendedorismo tecnológico. Antes eu fazia uma aplicação no meu telefone e isso era uma coisa de uma empresa, não era um problema do Estado”, explicou. “Quando nós estamos a entrar em indústrias como a educação ou saúde, o empreendedor tem que falar com o regulador que tem que compreender as escolhas políticas porque nós temos que defender as pessoas, temos que proteger as pessoas, e isso é normal. Portanto, é a fase em que estamos a entrar.”

A Web Summit decorre entre os dias 6 e 9 de Novembro, em Lisboa.

Previous Stephen Hawking: de Portugal para o mundo, sobre a inteligência artificial
Next Google está a usar o Street View e o Earth para mapear os níveis de poluição