Esquece as filas nos serviços públicos. Estas apps dão-te uma ajuda

As "chatices" vão ficar menos chatas.

Sabias que podes pedir a senha da Segurança Social ou das Finanças no teu telemóvel, quando ainda estás na cama, e só ir lá quando for a tua vez? Apresentamos-te o Mapa do Cidadão e a Siga, duas apps para iOS e Android que te ajudam a poupar tempo e paciência.

Mapa do Cidadão

A app Mapa do Cidadão mostra-nos, num mapa, onde estão os serviços públicos, sejam eles repartições das Finanças, balcões da Segurança Social, Lojas/Espaços do Cidadão, hospitais ou esquadras da polícia. Com esta app, podemos saber qual é o sítio mais perto de nós para tratar de determinado assunto, o horário de atendimento e a documentação necessária.

No caso das Lojas/Espaços do Cidadão e da Segurança Social, que têm implementado o SIGA – Sistema Integrado de Gestão de Atendimento, o Mapa do Cidadão permite ainda ver quantas pessoas estão a ser atendidas e se vale a pena ir ao serviço no momento, ou mais tarde. E é possível tirar uma senha directamente na app.

É possível pesquisar no mapa e filtrar os resultados por proximidade, temas (saúde, educação, justiça, etc) ou distrito/concelho. Além de serviços públicos para tratar das “chatices”, o Mapa do Cidadão mostra ainda espaços de lazer e cultura, espaços de cidadania, centros de emprego, transportes públicos, entre outros.

O Mapa do Cidadão está disponível para iOS e Android, e também na web.

sigaAPP

Caso o teu objectivo seja apenas não esperar em filas, a sigaAPP é a aplicação que procuras. Com ela, podes tirar uma senha de atendimento através do telemóvel, sem a necessidade prévia de deslocação a uma secção de Segurança Social, do Instituto de Emprego e Formação Profissional ou do Instituto de Mobilidade e dos Transportes.

Além de obter senhas de atendimento, a aplicação permite saber qual o serviço de atendimento mais próximo (e como lá chegar através de uma app de navegação como o Google Maps), o número de pessoas em espera e o tempo de espera da última senha atendida.

O sigaAPP é uma das concretizações materiais do SIGA – Sistema Integrado de Gestão de Atendimento, e está disponível quer para iOS como para Android.

Previous "Reproduzam-se como coelhos": uma recomendação do Governo da Polónia
Next The Post: Tom Hanks e Meryl Streep juntos no novo filme de Spielberg