Uma app que te avisa das perturbações no Metro e outra que te orienta na Carris

A UnderLX é uma app não-oficial do Metro de Lisboa e está disponível para Android. A Carris está prestes a lançar uma aplicação própria.

Quando a Carris passou para as mãos da Câmara Municipal de Lisboa no início deste ano, foi anunciado o lançamento de uma aplicação móvel para ajudar os utentes a planear viagens. Essa app está agora em fase de teste na Play Store (Android) e será disponibilizada também para iOS. Já o Metro de Lisboa não prevê lançar uma app oficial para telemóveis, mas há quem tenha tomado iniciativa e produzido uma não-oficial que até avisa das perturbações no serviço.

Chama-se UnderLX e está disponível apenas para smartphones Android. A aplicação informa sobre o estado actual das quatro linhas do Metro de Lisboa, indicando se existem perturbações na circulação ou se esta está interrompida. É também possível receber notificações sempre que existe algum problema e consultar estatísticas sobre a disponibilidade do Metro na última semana ou mês.

A aplicação também permite planear trajectos, escolhendo uma estação de partida e outra de destino. É ainda possível consultar o mapa da rede e verificar os complementos de cada estação, por exemplo, quais as ligações com outros meios de transporte, se existe elevador até à superfície ou se há ligação wi-fi. Utilizadores de iPhone têm como alternativa o site perturbacoes.pt, a versão web da aplicação mas com menos funcionalidades.

No futuro, a UnderLX poderá também mostrar falhas na infraestrutura do Metro, como escadas rolantes avariadas, mas não é muito claro como é que essa informação poderá ser recolhida pela app por não se trata de informação pública, ao contrário do estado das linhas disponível em permanência aqui.

Já a app da Carris para smartphones Android, disponível na Play Store, já pode ser descarregada apesar de ainda estar em testes. Esta aplicação também permite planear viagens, fazendo o calculo do melhor trajecto, tendo em conta as carreiras existentes e respectivos horários em tempo real. O tempo e preço da viagem vão aparecer no ecrã, sendo que com um passe Navegante (ou outro) é possível trocar de autocarro sem qualquer custo adicional. O mesmo acontece com os bilhetes simples de 1,45 euros que permite entrar e sair de autocarros (e do Metro) durante 1 hora.

A aplicação da Carris permite guardar as paragens e linhas que mais utilizas para facilmente saberes quanto tempo falta para o próximo autocarro. Podes ainda guardar a morada de casa e do trabalho e viagens planeadas para que não tenhas de estar constantemente a pesquisar os mesmos percursos. É também possível consultar o mapa completo das linhas e respectivas paragens, onde se incluem as estações de metro.

Previous 15 mil cientistas dizem-nos: “em breve, vai ser tarde demais”
Next O Facebook quer ver as tuas nudes para “te proteger”