Todos os géneros musicais do mundo num só site

É um site para explorares, e para te divertires. Afinal, até Portugal lá está representado Portuguese Rock e Portuguese Pop.

Entrando no site e fazendo scroll down encontras uma multidão confusa de nomes. Se não souberes ao que vais, grande parte das palavras podem parecer um rant aleatório de um louco qualquer: Gabba, Doomcore, C64, Kiwi Rock, Levenslide, Rai. Mas calma, tudo isto são géneros musicais. Aliás são alguns dos 1536 géneros que os criadores do Every Noise at Once mapearam através de um algoritmo criado para o efeito.

O site foi criado por Glenn McDonald da The Echo Nest, uma empresa de dados musicais recentemente comprada pela Spotify. É aliás o Spotify que serve de base de dados a esta funcionalidade do everynoise.com. As músicas do serviço de streaming são os dados que o site rastreia e analisa. O que na homepage nos parece um emaranhado aleatório, tem uma lógica. No final da página, a organização dos géneros é explicada: “Abaixo é mais orgânico, o topo é mais mecânico e elétrico, a esquerda é mais densa e mais atmosférica, a direita é mais orelhuda e enérgica”.

Clica em qualquer um dos géneros para ouvires uma amostra de 30 segundos através do Spotify e passa o cursor sobre um nome para veres informações sobre o artista ou a amostra em questão. Se quiseres saber um pouco mais sobre cada estilo e os artistas que o compõem, carrega na dupla seta vermelha que aparece depois de selecionares um género e ser-te-à apresentado um mapa semelhante mas com nomes de estrelas. É um site para explorares, e para te divertires. Afinal, até Portugal lá está (Portuguese Rock e Portuguese Pop) e quase que podes escolher música por mood, mas em vez de te serem apresentadas playlists tens literalmente um estilo a condizer contigo.